Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45564
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-5707-4905
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Competências digitais exigidas pelo mercado de trabalho e a preparação dos estudantes de Ciências Contàbeis: uma análise da percepção dos graduandos
Autor: Silva, Laura Alves da
Primer orientador: Leal, Edvalda
Primer miembro de la banca: Blind Review, Blind Review
Segundo miembro de la banca: Blind Review, Blind Review
Resumen: A evolução tecnológica tem ampliado as exigências de competências digitais para o exercício da profissão contábil. Este estudo teve como objetivo identificar, a partir da percepção de estudantes de graduação em Ciências Contábeis, o quão aptos se sentem em relação às competências digitais demandadas pelo mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada com alunos de uma instituição pública de Minas Gerais, adotando abordagem quantitativa por meio da aplicação de questionário estruturado com base no Modelo Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp 2.2). O instrumento avaliou competências em cinco áreas: alfabetização em informação e dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdo digital, segurança e resolução de problemas. A análise foi conduzida de forma descritiva e complementada pelo teste de Mann-Whitney, visando identificar diferenças entre a percepção dos estudantes e as exigências do mercado. Os resultados apontaram que os estudantes se consideram pouco preparados, principalmente na criação de conteúdo digital, com deficiências em programação e automação. Também foram identificadas lacunas em segurança digital, evidenciando a necessidade de inclusão de conteúdos de cibersegurança na formação. Conclui-se que as Instituições de Ensino Superior devem revisar seus currículos, incorporando práticas que favoreçam o desenvolvimento das competências digitais dos futuros contadores.
Palabras clave: Competências Digitais
Ensino Superior
Mercado de Trabalho
Tecnologias Contábeis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Laura Alves da. Competências digitais exigidas pelo mercado de trabalho e a preparação dos estudantes de Ciências Contábeis: uma análise da percepção dos graduandos. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45564
Fecha de defensa: 9-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CompetênciasDigitaisExigidas.pdf392.86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.