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dc.creatorSilva, Laura Alves da-
dc.date.accessioned2025-05-13T20:48:20Z-
dc.date.available2025-05-13T20:48:20Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Laura Alves da. Competências digitais exigidas pelo mercado de trabalho e a preparação dos estudantes de Ciências Contábeis: uma análise da percepção dos graduandos. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45564-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.subjectTecnologias Contábeispt_BR
dc.titleCompetências digitais exigidas pelo mercado de trabalho e a preparação dos estudantes de Ciências Contàbeis: uma análise da percepção dos graduandospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review, Blind Review-
dc.contributor.referee1LattesXpt_BR
dc.contributor.referee2Blind Review, Blind Review-
dc.contributor.referee2LattesXpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA evolução tecnológica tem ampliado as exigências de competências digitais para o exercício da profissão contábil. Este estudo teve como objetivo identificar, a partir da percepção de estudantes de graduação em Ciências Contábeis, o quão aptos se sentem em relação às competências digitais demandadas pelo mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada com alunos de uma instituição pública de Minas Gerais, adotando abordagem quantitativa por meio da aplicação de questionário estruturado com base no Modelo Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp 2.2). O instrumento avaliou competências em cinco áreas: alfabetização em informação e dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdo digital, segurança e resolução de problemas. A análise foi conduzida de forma descritiva e complementada pelo teste de Mann-Whitney, visando identificar diferenças entre a percepção dos estudantes e as exigências do mercado. Os resultados apontaram que os estudantes se consideram pouco preparados, principalmente na criação de conteúdo digital, com deficiências em programação e automação. Também foram identificadas lacunas em segurança digital, evidenciando a necessidade de inclusão de conteúdos de cibersegurança na formação. Conclui-se que as Instituições de Ensino Superior devem revisar seus currículos, incorporando práticas que favoreçam o desenvolvimento das competências digitais dos futuros contadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode184022984-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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