Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45559
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-2324-256X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise das publicações sobre os Programas de Educação Tutorial (PETs) na área de negócios
Alternate title (s): Analysis of publications on Tutorial Education Programs (PETs) in the business area
Author: Nunes, Geovanna Silva
First Advisor: Nganga, Camilla Soueneta Nascimento
First member of the Committee: Blind Review
Second member of the Committee: Blind Review
Summary: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica do perfil das publicações ao longo do tempo sobre o Programa de Educação Tutorial nos cursos da área de negócios. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e documental, caracterizando uma pesquisa bibliográfica. Considerando a Administração, Ciências Contábeis e Economia como as áreas de negócios, foi utilizado o Google Scholar, sem recorte temporal, como ferramenta para a seleção das pesquisas que fundamentaram a análise bibliométrica deste estudo'. Ao final, foram selecionadas 19 pesquisas. Mediante análises e resultados, pode-se concluir que ainda são poucas as publicações de pesquisas sobre o PET nas áreas de negócios consideradas no estudo, e que existe um equilíbrio entre o número de publicações entre elas. Os estudos são majoritariamente, oriundos da região Sudeste do país e quanto as temáticas, as pesquisas já existentes percorrem, em sua maioria, sobre as expectativas de desenvolvimento e experiências adquiridas dos petianos durante sua trajetória no grupo. Diante disso, essas publicações possibilitam a maior visibilidade às ações desenvolvidas pelos PETs, criando a oportunidade de valorizar ainda mais o papel do programa no ensino superior, incentivando sua expansão e reconhecimento dentro e fora do ambiente acadêmico.
Abstract: This study aims to carry out a bibliometric analysis of the profile of publications over time on the Tutorial Education Program in business courses. This is a descriptive study with a qualitative and documentary approach, characterizing bibliographical research. Considering Administration, Accounting Sciences and Economics as the business areas, Google Scholar was used, without a time frame, as a tool for selecting the research that supported the bibliometric analysis of this study. In the end, 19 research studies were selected. Through analysis and results, it can be concluded that there are still few research publications on PET in the business areas considered in the study, and that there is a balance between the number of publications among them. The studies are mostly from the Southeast region of the country and regarding the themes, the existing research studies mostly cover the development expectations and experiences acquired by PET students during their trajectory in the group. In view of this, these publications provide greater visibility to the actions developed by PETs, creating the opportunity to further enhance the role of the program in higher education, encouraging its expansion and recognition within and outside the academic environment.
Keywords: Programa de Educação Tutorial (PET)
Área de Negócios
Revisão Bibliográfica
Tutorial Education Program
Business Area
Bibliographic Review
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NUNES, Geovanna Silva. Análise das publicações sobre os Programas de Educação Tutorial (PETs) na área de negócios. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45559
Date of defense: 28-Mar-2025
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnálisePublicaçõesProgramas.pdfTCC408.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons