Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45543
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRocha, Monalisa Fernanda-
dc.date.accessioned2025-05-13T16:30:48Z-
dc.date.available2025-05-13T16:30:48Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationROCHA, Monalisa Fernanda. A contribuição do material didático no ensino de espanhol como língua estrangeira para fins empresariais: Uma análise crítica do livro Entorno Empresarial - Ed. Edelsa. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45543-
dc.description.abstractEl presente Trabajo de Fin de Grado realiza un análisis detallado del libro de texto Entorno Empresarial, publicado por la editorial Edelsa, destinado a la enseñanza del español como lengua extranjera para fines empresariales en los niveles B1 y B2, según el Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas (MCER). La investigación tuvo como objetivo determinar hasta qué punto el material satisface las exigencias comunicativas del sector empresarial, al mismo tiempo que desarrolla habilidades lingüísticas e interculturales. La investigación cualitativa empleó el análisis documental para examinar la organización del manual, así como sus actividades y contenidos. Los datos demuestran que el material presenta una estructura didáctica sólida, facilitando la integración de competencias lingüís- ticas y culturales dentro de contextos auténticos, adoptando simultáneamente enfoques comunicativos y de enseñanza por tareas. No obstante las contribuciones positivas, el análisis identificó limitaciones relacionadas con la ausencia de una evaluación práctica en el aula y la falta de información sobre la validación de los contenidos auditivos. Para futuras investigaciones, resulta esencial analizar otros materiales mediante la realización de estudios empíricos que evalúen la aplicación del libro en contextos reales de enseñanza.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspanhol para objetivos específicospt_BR
dc.subjectEnsino de línguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectAvaliação de material didáticopt_BR
dc.subjectCompetência comunicativa empresarialpt_BR
dc.subjectEspanhol para negóciospt_BR
dc.subjectEspañol para fines específicospt_BR
dc.subjectEnseñanza de lenguas extranjeraspt_BR
dc.subjectEvaluación de material didácticopt_BR
dc.subjectCompetencia comunicativa empresarialpt_BR
dc.subjectEspañol para negociospt_BR
dc.titleA contribuição do material didático no ensino de espanhol como língua estrangeira para fins empresariais: uma análise crítica do livro Entorno Empresarial - Ed. Edelsapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Carolina Afonso da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025021227106799pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932422365928301pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Graziela Bassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753133283128181pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso realiza uma análise detalhada do livro didático Entorno Empresarial publicado pela editora Edelsa, que se destina ao ensino do espanhol como língua estrangeira para fins empresariais nos níveis B1 e B2 segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (QCER). A investigação visou deter- minar até que ponto o material satisfaz as exigências comunicativas do setor empresarial enquanto desenvolve habilidades linguísticas e interculturais. A investigação qualitativa empregou análise documental para investigar a organização do manual com suas ativida- des e conteúdos. Os dados demonstram que o material exibe estrutura didática robusta à medida que facilita a integração de habilidades linguísticas e culturais dentro de contextos autênticos, adotando simultaneamente abordagens comunicativas e de ensino por tarefas. A análise identificou limitações relacionadas à ausência de avaliação prática em sala de aula e à falta de informações sobre a validação dos conteúdos sonoros, apesar dessas contribuições positivas. Para estudos futuros, torna-se essencial investigar outros materiais com a condução de pesquisas empíricas que avaliem o uso do livro no ambiente real de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanholapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContribuiçãoMaterialDidático.pdfTCC14.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.