Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45543Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rocha, Monalisa Fernanda | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-13T16:30:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-13T16:30:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
| dc.identifier.citation | ROCHA, Monalisa Fernanda. A contribuição do material didático no ensino de espanhol como língua estrangeira para fins empresariais: Uma análise crítica do livro Entorno Empresarial - Ed. Edelsa. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45543 | - |
| dc.description.abstract | El presente Trabajo de Fin de Grado realiza un análisis detallado del libro de texto Entorno Empresarial, publicado por la editorial Edelsa, destinado a la enseñanza del español como lengua extranjera para fines empresariales en los niveles B1 y B2, según el Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas (MCER). La investigación tuvo como objetivo determinar hasta qué punto el material satisface las exigencias comunicativas del sector empresarial, al mismo tiempo que desarrolla habilidades lingüísticas e interculturales. La investigación cualitativa empleó el análisis documental para examinar la organización del manual, así como sus actividades y contenidos. Los datos demuestran que el material presenta una estructura didáctica sólida, facilitando la integración de competencias lingüís- ticas y culturales dentro de contextos auténticos, adoptando simultáneamente enfoques comunicativos y de enseñanza por tareas. No obstante las contribuciones positivas, el análisis identificó limitaciones relacionadas con la ausencia de una evaluación práctica en el aula y la falta de información sobre la validación de los contenidos auditivos. Para futuras investigaciones, resulta esencial analizar otros materiales mediante la realización de estudios empíricos que evalúen la aplicación del libro en contextos reales de enseñanza. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Espanhol para objetivos específicos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de línguas estrangeiras | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação de material didático | pt_BR |
| dc.subject | Competência comunicativa empresarial | pt_BR |
| dc.subject | Espanhol para negócios | pt_BR |
| dc.subject | Español para fines específicos | pt_BR |
| dc.subject | Enseñanza de lenguas extranjeras | pt_BR |
| dc.subject | Evaluación de material didáctico | pt_BR |
| dc.subject | Competencia comunicativa empresarial | pt_BR |
| dc.subject | Español para negocios | pt_BR |
| dc.title | A contribuição do material didático no ensino de espanhol como língua estrangeira para fins empresariais: uma análise crítica do livro Entorno Empresarial - Ed. Edelsa | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Castro, Carolina Afonso da Silva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5025021227106799 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9932422365928301 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pinheiro, Graziela Bassi | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2753133283128181 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso realiza uma análise detalhada do livro didático Entorno Empresarial publicado pela editora Edelsa, que se destina ao ensino do espanhol como língua estrangeira para fins empresariais nos níveis B1 e B2 segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (QCER). A investigação visou deter- minar até que ponto o material satisfaz as exigências comunicativas do setor empresarial enquanto desenvolve habilidades linguísticas e interculturais. A investigação qualitativa empregou análise documental para investigar a organização do manual com suas ativida- des e conteúdos. Os dados demonstram que o material exibe estrutura didática robusta à medida que facilita a integração de habilidades linguísticas e culturais dentro de contextos autênticos, adotando simultaneamente abordagens comunicativas e de ensino por tarefas. A análise identificou limitações relacionadas à ausência de avaliação prática em sala de aula e à falta de informações sobre a validação dos conteúdos sonoros, apesar dessas contribuições positivas. Para estudos futuros, torna-se essencial investigar outros materiais com a condução de pesquisas empíricas que avaliem o uso do livro no ambiente real de ensino. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContribuiçãoMaterialDidático.pdf | TCC | 14.23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
