Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45541
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-9880-7300
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Responsabilidadesocial corporativa em empresas do setor de alimentos da B3: um estudo com foco na criação de valor sustentável
Autor: Pires, Amanda Cândida Silva
Primer orientador: Jones, Graciela Dias Coelho
Primer miembro de la banca: blind review, .
Segundo miembro de la banca: blind review, .
Resumen: O presente estudo busca identificar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que as empresas adotam com o intuito de serem melhores reconhecidas por seus colaboradores, acionistas, e a sociedade como um todo. O objetivo é compreender de que maneira essas práticas influenciam no desempenho da organização, considerando a satisfação dos funcionários, maior produtividade e a percepção de valor por parte do acionista. Adicionalmente, a pesquisa ainda aborda os benefícios oferecidos pelas empresas analisadas aos seus colaboradores, a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a participação no Pacto Global. Através de pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica pretende-se auferir os dados necessários para estudo e análise do tema abordado. A amostra incluiu seis empresas listadas na B3 do setor de alimentos que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e que seguem as orientações do Global Reporting Initiative (GRI) para elaboração dos seus relatórios, sendo: BRF, JBS, Marfrig, Minerva Foods, Camil Alimentos e M. Dias Branco. Os resultados mostram que ao implementar práticas de RSC, as empresas tendem a atrair mais investidores, é socialmente bem vista e consegue obter uma melhoria da governança. O Modelo Teórico proposto no estudo revela que a satisfação dos colaboradores exerce uma influência positiva sobre a produtividade e o retorno para os acionistas, criando um ciclo de criação de valor sustentável. A pesquisa também deixa evidente que as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) são fundamentais para que as organizações obtenham sucesso a longo prazo.
Abstract: This study seeks to identify the Corporate Social Responsibility (CSR) practices that companies adopt in order to be better recognized by their employees, shareholders, and society as a whole. The objective is to understand how these practices influence the organization's performance, considering employee satisfaction, increased productivity, and the shareholder's perception of value. Additionally, the research also addresses the benefits offered by the analyzed companies to their employees, adherence to the Sustainable Development Goals (SDGs), and participation in the Global Compact. Through descriptive, qualitative, and bibliographical research, it is intended to collect the necessary data for the study and analysis of the topic. The sample included six B3-listed food sector companies that are part of the Corporate Sustainability Index (ISE) and follow the Global Reporting Initiative (GRI) guidelines for preparing their reports: BRF, JBS, Marfrig, Minerva Foods, Camil Alimentos, and M. Dias Branco. The results show that by implementing CSR practices, companies tend to attract more investors, are socially well-regarded, and achieve improved governance. The theoretical model proposed in the study reveals that employee satisfaction has a positive influence on productivity and shareholder returns, creating a cycle of sustainable value creation. The research also highlights that ESG (environmental, social, and governance) practices are fundamental for organizations to achieve long-term success.
Palabras clave: ESG
ESG
Responsabilidade Social Corporativa
Corporate Social Responsibility
Sustentabilidade
Sustainability
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PIRES, Amanda Cândida Silva. Responsabilidadesocial corporativa em empresas do setor de alimentos da B3: um estudo com foco na criação de valor sustentável. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45541
Fecha de defensa: 9-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ResponsabilidadeSocialCorporativa.pdfTCC585.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons