Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45541
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-9880-7300
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Responsabilidadesocial corporativa em empresas do setor de alimentos da B3: um estudo com foco na criação de valor sustentável
Author: Pires, Amanda Cândida Silva
First Advisor: Jones, Graciela Dias Coelho
First member of the Committee: blind review, .
Second member of the Committee: blind review, .
Summary: O presente estudo busca identificar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que as empresas adotam com o intuito de serem melhores reconhecidas por seus colaboradores, acionistas, e a sociedade como um todo. O objetivo é compreender de que maneira essas práticas influenciam no desempenho da organização, considerando a satisfação dos funcionários, maior produtividade e a percepção de valor por parte do acionista. Adicionalmente, a pesquisa ainda aborda os benefícios oferecidos pelas empresas analisadas aos seus colaboradores, a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a participação no Pacto Global. Através de pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica pretende-se auferir os dados necessários para estudo e análise do tema abordado. A amostra incluiu seis empresas listadas na B3 do setor de alimentos que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e que seguem as orientações do Global Reporting Initiative (GRI) para elaboração dos seus relatórios, sendo: BRF, JBS, Marfrig, Minerva Foods, Camil Alimentos e M. Dias Branco. Os resultados mostram que ao implementar práticas de RSC, as empresas tendem a atrair mais investidores, é socialmente bem vista e consegue obter uma melhoria da governança. O Modelo Teórico proposto no estudo revela que a satisfação dos colaboradores exerce uma influência positiva sobre a produtividade e o retorno para os acionistas, criando um ciclo de criação de valor sustentável. A pesquisa também deixa evidente que as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) são fundamentais para que as organizações obtenham sucesso a longo prazo.
Abstract: This study seeks to identify the Corporate Social Responsibility (CSR) practices that companies adopt in order to be better recognized by their employees, shareholders, and society as a whole. The objective is to understand how these practices influence the organization's performance, considering employee satisfaction, increased productivity, and the shareholder's perception of value. Additionally, the research also addresses the benefits offered by the analyzed companies to their employees, adherence to the Sustainable Development Goals (SDGs), and participation in the Global Compact. Through descriptive, qualitative, and bibliographical research, it is intended to collect the necessary data for the study and analysis of the topic. The sample included six B3-listed food sector companies that are part of the Corporate Sustainability Index (ISE) and follow the Global Reporting Initiative (GRI) guidelines for preparing their reports: BRF, JBS, Marfrig, Minerva Foods, Camil Alimentos, and M. Dias Branco. The results show that by implementing CSR practices, companies tend to attract more investors, are socially well-regarded, and achieve improved governance. The theoretical model proposed in the study reveals that employee satisfaction has a positive influence on productivity and shareholder returns, creating a cycle of sustainable value creation. The research also highlights that ESG (environmental, social, and governance) practices are fundamental for organizations to achieve long-term success.
Keywords: ESG
ESG
Responsabilidade Social Corporativa
Corporate Social Responsibility
Sustentabilidade
Sustainability
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PIRES, Amanda Cândida Silva. Responsabilidadesocial corporativa em empresas do setor de alimentos da B3: um estudo com foco na criação de valor sustentável. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45541
Date of defense: 9-May-2025
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResponsabilidadeSocialCorporativa.pdfTCC585.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons