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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45510
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Desafios interdisciplinares na práxis de professoras de ciências naturais no ensino médio |
Alternate title (s): | Interdisciplinary challenges in the praxis of natural science teachers in high school |
Author: | Moraes, Sandra Aparecida |
First Advisor: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
First member of the Committee: | Epoglou, Alexandra |
Second member of the Committee: | Strieder, Dulce Maria |
Third member of the Committee: | Carvalho, Daniela Franco |
Fourth member of the Committee: | Pereira, Francielle Amâncio |
Summary: | A inserção da interdisciplinaridade na educação básica, mediante os documentos que regem esta etapa da educação e as esfinges desta implementação na práxis pedagógica, conduz as nossas expectativas no desenvolvimento desta pesquisa. No âmbito do contexto das escolas, muitos destes/as educadores/as resistem em participar da preparação e do desenvolvimento de propostas interdisciplinares por ser necessária uma busca por alternativas diferentes do habitual, bem como pela real dificuldade que estes/as professores/as enfrentam para conseguirem conciliar um horário comum para a elaboração da aula, ou até mesmo pela necessidade de abordar conhecimento de outro componente curricular. Essas percepções evidenciam que a interdisciplinaridade ainda não é possível no contexto de atuação das/os professoras/es; entretanto, ela é uma potência na práxis desses profissionais. O objetivo geral da pesquisa foi o de compreender as características das vivências interdisciplinares, ou potencialmente interdisciplinares, de professores da área de Ciências da Natureza no Ensino Médio. Os objetivos específicos foram: delimitar as dificuldades e expectativas de professores quanto às vivências potencialmente interdisciplinares; e identificar possibilidades de vivências interdisciplinares nas práxis pedagógicas de professores. Quanto à abordagem metodológica realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em que o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação mediante a sua aderência ao contexto em que as ações se desenvolveram, especialmente por envolver um coletivo de professoras que se debruçaram sobre suas próprias práxis. Inicialmente realizamos uma análise documental no que se refere à interdisciplinaridade nos currículos e materiais pedagógicos, especialmente nos livros didáticos presentes nos contextos de atuação de cada professora. Também analisamos os relatos de cada participante do grupo, os quais estão relacionados às vivências das professoras participantes e ao seu envolvimento na educação básica. Foram utilizadas reuniões virtuais com temas previamente estabelecidos. Além de gravar as reuniões, esta pesquisadora também utilizou um caderno de bordo com o intuito de anotar as ponderações que julgou serem mais interessantes a serem pontuadas. As reuniões duraram aproximadamente 1h30min e foram realizadas via Google Meet. Mediante o relato de nossas experiências, pudemos avaliar que a interdisciplinaridade, de fato, não acontece pois não há nenhum tipo de interação entre as áreas de conhecimento. A interdisciplinaridade proposta pela BNCC e, consequentemente pelo CRMG, está distante de ser uma interdisciplinaridade voltada a uma aprendizagem significativa ofertada aos alunos, uma vez que os professores, em sua maioria, não sabem como desenvolvê-la em suas aulas e poucos demonstram interesse em trabalhar de forma interdisciplinar. Em suma, a maioria dos professores não teve uma formação de forma interdisciplinar e apresentam dificuldades em trabalhar desta forma, sendo que outros poucos buscam por formação continuada. Há inúmeros fatores responsáveis por esta situação e, dentre eles, podem ser destacados a carga horária de trabalho extensa, pouca gratificação salarial pelo esforço e dificuldade de trabalhar em conjunto com os demais professores. |
Abstract: | The inclusion of interdisciplinarity in basic education, through the documents that regulate this level of education and the principles of its implementation in pedagogical practice, guides our expectations for the development of this research. In the school context, many of these educators are reluctant to participate in the preparation and development of interdisciplinary proposals because of the need to look for alternatives that are different from the usual ones and because it is really difficult for these teachers to agree on a common schedule for the preparation of the class, or even because of the need to incorporate knowledge from another curricular area. These perceptions show that interdisciplinarity is not yet possible in the context of teachers’ work; however, it is a power in the practice of these professionals. The general aim of the study was to understand the characteristics of Science teachers’ interdisciplinary or potentially interdisciplinary experiences. The specific aims were: to delineate the difficulties and expectations of teachers in relation to potentially interdisciplinary experiences; and to identify opportunities for interdisciplinary experiences in teachers’ pedagogical practice. In terms of methodological approach, a qualitative study was conducted, which can be characterized as action research due to its focus on the context in which the interventions were developed, particularly because it involved a group of teachers who focused on their own practice. First a document analysis was conducted regarding interdisciplinarity in the curricula and pedagogical materials, especially in the textbooks that were present in the contexts in which each teacher worked. We also analyzed individual participants’ reports related to teachers’ experiences and engagement in basic education and used virtual meetings with predetermined topics. In addition to recording the meetings, this researcher used a notebook to write down the most interesting reflections and highlighted them. Each online meeting lasted approximately 1h30min and were held via Google Meet. By describing our experiences, we were able to establish that interdisciplinarity does not in fact take place because there is no kind of interaction between the fields of knowledge. The interdisciplinarity proposed by the BNCC, and consequently by the CRMG, is far from being an interdisciplinarity that allows students to learn in a meaningful way, as most teachers do not know how to develop it in their teaching and few show interest in an interdisciplinary way of working. In short, most teachers have not received interdisciplinary training and struggle to work in this way, while a few want to develop it.There are numerous factors responsible for this situation and among them the following stand out:high workload, low salary allowances for effort and difficulties in collaborating with other teachers. |
Keywords: | Educação em Ciências Interdisciplinaridade Práxis pedagógica Desenvolvimento profissional Pesquisa-ação Science Education Interdisciplinarity Pedagogical praxis Action research Professional development |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Subject: | Educação Ciência - Estudo e ensino Professoras Práxis educativa |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | MORAES, Sandra Aparecida. Desafios Interdisciplinares na Práxis de Professoras de Ciências Naturais no Ensino Médio.2024.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.662 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.662 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45510 |
Date of defense: | 10-Dec-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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