Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45499
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9715-6823
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Possibilidades e desafios da aprendizagem desenvolvimental colaborativa da leitura e da escrita no Ensino Fundamental I
Alternate title (s): Possibilities and challenges of collaborative developmental Learning in reading and writing in elementary school - Initial Years.
Author: Nunes, Hélida Cristina Brandão
First Advisor: Puentes, Roberto Valdés
First member of the Committee: Pessoa, Camila Turati
Second member of the Committee: Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de
Third member of the Committee: Cunha, Neire Márcia da
Fourth member of the Committee: Soares, Raquel Pereira
Summary: Aprender a ler e a escrever são processos complexos que têm grande relevância na vida do(a) estudante, permitindo a interpretação, a expressão, a inferência de ideias e a atuação crítica em seu meio sociocultural. No entanto, pesquisas indicam que, muitas vezes, as vozes das crianças são silenciadas, e as atividades são abordadas de forma fragmentada e descontextualizada. Reconhecemos que a Atividade de Estudo, no interior da Aprendizagem Desenvolvimental colaborativa, organiza as condições adequadas das práticas didático-pedagógicas, a partir das necessidades e dos motivos das crianças. Isso visa contribuir para a formação de suas funções psíquicas superiores e do pensamento teórico, promovendo uma aprendizagem desenvolvimental. Consideramos, também, que as contribuições da Teoria da Subjetividade ampliam suas possibilidades, permitindo compreender que os processos cognitivos e subjetivos são indissociáveis e se constituem na integralidade humana. Por meio de uma aprendizagem colaborativa, desafiadora e dinâmica, as crianças são incentivadas a potencializar sua formação leitora e escritora, não apenas reproduzindo conhecimentos, mas gerando-os de forma crítica e criativa. Diante do exposto, esta investigação qualitativa, de natureza teórica e caráter bibliográfico, teve como objetivo central analisar as possibilidades e os desafios da Aprendizagem Desenvolvimental colaborativa da leitura e da escrita no Ensino Fundamental I. Para isso, foi realizado um levantamento de produções científicas nacionais da última década (2013-2023), no âmbito de grupos de estudos e pesquisas Histórico-Culturais e Desenvolvimentais, por meio da metodologia do estado da arte. A pesquisa se amparou no Materialismo Histórico-Dialético e no enfoque Histórico-Cultural, com base na dialética marxista para a realização das análises e discussões. O referencial teórico se ancorou no Sistema Desenvolvimental Elkonin-Davidov-Repkin e nas contribuições da Teoria da Subjetividade, com a intenção de repensar toda a organização do processo educativo. Nas análises, observamos que a Atividade de Estudo apresentou muitas possibilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita, como: formação do pensamento teórico e da aprendizagem de conceitos científicos da língua materna; atividades que consideram a totalidade e a articulação de conteúdos; consideração das necessidades e dos motivos das crianças; e a formação de sujeitos leitores e escritores a partir de diversas possibilidades; entre outras. Alguns desafios foram identificados, como: a necessidade de formação profissional com o repensar de concepções e práticas; a promoção de uma aprendizagem dinâmica e dialética; e o engajamento das crianças na Atividade de Estudo, que demanda tempo e recursos; entre outros. Espera-se que essas discussões promovam a ampliação do debate na área e colaborem para o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas dinâmicas e criativas, que atendam às necessidades das crianças e incentivem seu envolvimento ativo nas atividades.
Abstract: Learning to read and write are complex processes of great relevance in students' lives, enabling interpretation, expression, inference of ideas and critical engagement in their sociocultural environment. However, research indicates that children's voices are often silenced, and activities are approached in fragmented and decontextualized ways. We recognize that Study Activity within collaborative Developmental Learning organizes appropriate conditions for didactic-pedagogical practices based on children's needs and motivations, aiming to contribute to the formation of their higher psychological functions and theoretical thinking, thus promoting developmental learning. We also consider that contributions from the Theory of Subjectivity expand these possibilities by demonstrating how cognitive and subjective processes are inseparable and constitute human wholeness. Through collaborative, challenging and dynamic learning, children are encouraged to enhance their reading and writing development, not merely reproducing knowledge but generating it critically and creatively. This qualitative, theoretical and bibliographic investigation aimed to analyze the possibilities and challenges of collaborative Developmental Learning in reading and writing in Elementary School - Initial Years. For this purpose, we conducted a survey of national scientific productions from the last decade (2013-2023) within Historical-Cultural and Developmental research groups, using the "State of the Art" methodology. The research was grounded in Historical-Dialectical Materialism and the Cultural-Historical approach, based on Marxist dialectics for conducting analyses and discussions. The theoretical framework drew on the Elkonin-Davidov-Repkin Developmental System and contributions from the Theory of Subjectivity, with the intention of rethinking the entire organization of the educational process. Our analyses revealed that Study Activity presents many possibilities for reading and writing learning, including: development of theoretical thinking and acquisition of scientific concepts in the mother tongue; activities that consider the totality and articulation of contents; consideration of children's needs and motivations; and formation of reading and writing subjects through diverse possibilities, among others. Some challenges were identified, such as: the need for professional development that reconsiders conceptions and practices; promotion of dynamic and dialectical learning; and children's engagement in Study Activity, which requires time and resources, among others. We hope these discussions will expand the debate in the field and contribute to developing dynamic and creative didactic-pedagogical practices that meet children's needs and encourage their active involvement in activities.
Keywords: Didática desenvolvimental
Developmental didactics
Atividade de estudo
Ensino Fundamental I
Teoria da subjetividade
Leitura e escrita
Study Activity
Theory of subjectivity
Reading and writing
Elementary School
Initial years
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Didática - Ensino fundamental
Aprendizagem
Leitura (Ensino fundamental)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: NUNES, Hélida Cristina Brandão. Possibilidades e desafios da aprendizagem desenvolvimental colaborativa da leitura e da escrita no Ensino Fundamental I. 2024. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5057
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5057
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45499
Date of defense: 26-Aug-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

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