Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45426
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Anna Beatriz Pereira dos-
dc.date.accessioned2025-05-08T17:48:05Z-
dc.date.available2025-05-08T17:48:05Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Anna Beatriz Pereira dos. A Ditadura Militar e seus impactos no ensino nacional de Geografia: análise crítica do livro didático 'O Brasil Regional’. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45426-
dc.description.abstractThe Military Dictatorship in Brazil occurred between the years 1964 and 1985 and was marked by a period of repression and censorship. During this time, one of the most impacted sectors was education, which underwent significant changes through a series of public policies and educational reforms. Brazilian education was subjected to censorship mechanisms that directed teaching toward the diffusion of the regime’s ideologies, limiting critical thinking and reinforcing values that aligned with the interests of those in power. In this context, the textbook became an essential tool for disseminating government ideas, serving as an instrument of indoctrination and ideological control. Geography textbooks, in particular, underwent drastic transformations, excluding narratives that diverged from the official view and emphasizing aspects that favored the government's interests. Given this, the present study aims to conduct a critical analysis of the textbook from the “Área de Estudos Sociais” (Area of Social Studies), titled “O Brasil Regional” (The Regional Brazil) authored by David Márcio Santos Rodrigues, intended for the 6th grade of primary school (students around 11 years old), published in 1974. The research seeks to understand how this material reflected the influence of the dictatorship on geographic education and how its content shaped the worldview of students during that period.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTextbook; Scholar Geography; Military Dictatorship; Critical Analysis.pt_BR
dc.subjectLivro Didático; Geografia Escolar; Ditadura Militar; Análise Crítica.pt_BR
dc.titleA Ditadura Militar e seus impactos no ensino nacional de Geografia: análise crítica do livro didático 'O Brasil Regional’pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Amanda Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Gláucia Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307861621449228pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Alex Cristiano de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1892815920620623pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0599361942760292pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Ditadura Militar ocorreu no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, sendo marcada por um período de repressão e censura. Durante essa fase, um dos setores mais impactados foi a educação, que sofreu mudanças através de uma série de políticas públicas e reformas educacionais. A educação brasileira passou por mecanismos de censura que direcionavam o ensino para a difusão das ideologias do regime, limitando o pensamento crítico e reforçando valores convenientes ao regime vigente. Nesse contexto, o livro didático tornou-se uma ferramenta essencial para a disseminação das ideias do governo, servindo como instrumento de doutrinação e controle ideológico. Em especial, os livros de Geografia passaram por transformações drásticas, excluindo narrativas divergentes da visão oficial e enfatizando aspectos que favoreciam os interesses do governo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do livro didático da “Área de Estudos Sociais” intitulado “O Brasil Regional”, de autoria de David Márcio Santos Rodrigues, destinado à 6ª série do Primeiro Grau (alunos com média de 11 anos), publicado em 1974. A pesquisa busca compreender de que forma esse material refletia a influência da ditadura na educação geográfica e como seu conteúdo direcionou a formação da visão de mundo dos estudantes durante esse período.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode183736797-
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ADitaduraMilitarimpactos.pdftcc10.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.