Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45426Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Anna Beatriz Pereira dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-08T17:48:05Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-08T17:48:05Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Anna Beatriz Pereira dos. A Ditadura Militar e seus impactos no ensino nacional de Geografia: análise crítica do livro didático 'O Brasil Regional’. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45426 | - |
| dc.description.abstract | The Military Dictatorship in Brazil occurred between the years 1964 and 1985 and was marked by a period of repression and censorship. During this time, one of the most impacted sectors was education, which underwent significant changes through a series of public policies and educational reforms. Brazilian education was subjected to censorship mechanisms that directed teaching toward the diffusion of the regime’s ideologies, limiting critical thinking and reinforcing values that aligned with the interests of those in power. In this context, the textbook became an essential tool for disseminating government ideas, serving as an instrument of indoctrination and ideological control. Geography textbooks, in particular, underwent drastic transformations, excluding narratives that diverged from the official view and emphasizing aspects that favored the government's interests. Given this, the present study aims to conduct a critical analysis of the textbook from the “Área de Estudos Sociais” (Area of Social Studies), titled “O Brasil Regional” (The Regional Brazil) authored by David Márcio Santos Rodrigues, intended for the 6th grade of primary school (students around 11 years old), published in 1974. The research seeks to understand how this material reflected the influence of the dictatorship on geographic education and how its content shaped the worldview of students during that period. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Textbook; Scholar Geography; Military Dictatorship; Critical Analysis. | pt_BR |
| dc.subject | Livro Didático; Geografia Escolar; Ditadura Militar; Análise Crítica. | pt_BR |
| dc.title | A Ditadura Militar e seus impactos no ensino nacional de Geografia: análise crítica do livro didático 'O Brasil Regional’ | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Amanda Regina | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1081674976938685 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gomes, Gláucia Carvalho | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5307861621449228 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Alex Cristiano de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1892815920620623 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0599361942760292 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Ditadura Militar ocorreu no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, sendo marcada por um período de repressão e censura. Durante essa fase, um dos setores mais impactados foi a educação, que sofreu mudanças através de uma série de políticas públicas e reformas educacionais. A educação brasileira passou por mecanismos de censura que direcionavam o ensino para a difusão das ideologias do regime, limitando o pensamento crítico e reforçando valores convenientes ao regime vigente. Nesse contexto, o livro didático tornou-se uma ferramenta essencial para a disseminação das ideias do governo, servindo como instrumento de doutrinação e controle ideológico. Em especial, os livros de Geografia passaram por transformações drásticas, excluindo narrativas divergentes da visão oficial e enfatizando aspectos que favoreciam os interesses do governo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do livro didático da “Área de Estudos Sociais” intitulado “O Brasil Regional”, de autoria de David Márcio Santos Rodrigues, destinado à 6ª série do Primeiro Grau (alunos com média de 11 anos), publicado em 1974. A pesquisa busca compreender de que forma esse material refletia a influência da ditadura na educação geográfica e como seu conteúdo direcionou a formação da visão de mundo dos estudantes durante esse período. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 183736797 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ADitaduraMilitarimpactos.pdf | tcc | 10.26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
