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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4394-8056
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estrada de Ferro Vitória a Minas S.A.: Quanto vale esse trem?
Título (s) alternativo (s): Estrada de Ferro Vitória a Minas S.A.: How much is this train worth?
Autor: Rezende, Gustavo Henrique de Brito Pereira de
Primer orientador: Queiroz, Lísia de Melo
Primer miembro de la banca: Blind Review
Segundo miembro de la banca: Blind Review
Resumen: O presente estudo analisa o valor econômico da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Para estabelecer esse valor, optou-se pela metodologia de valuation denominada Fluxo de Caixa Descontado (FCD), desenvolvida através dos demonstrativos financeiros disponibilizados pela Vale S.A. Tais demonstrativos são extraídos dos centros de lucros e custos da Vale S.A., metodologia denominada carve-out, uma vez que a ferrovia não possui contabilidade independente da mineradora. Para a análise dos fluxos de caixa gerados pela ferrovia foram estudados os demonstrativos de 2016 a 2023. O presente estudo tem como objetivo desenvolver o valuation da EFVM e, como objetivo secundário, testar os limites dos demonstrativos financeiros carve-out no desenvolvimento de um valuation pelo método FCD, para assim, identificar possíveis limitações para o estabelecimento do valor econômico da EFVM. Os resultados alcançados demonstram que a EFVM, possuía um valor econômico em 2023 de R$ 13.939 bilhões e que parte significativa desse valor foi gerado a partir dos valores líquidos alocados na conta disponibilidades da ferrovia, a saber, R$ 8.998 bilhões. Além disso, foi constatado nos demonstrativos carve-out a ausência de passivo oneroso para a EFVM que, somado a elevada conta disponibilidades, influenciaram demasiadamente o valor da ferrovia.
Abstract: This study analyzes the economic value of the Vitória-Minas Railway (EFVM). To establish this value, we opted for the valuation methodology called Discounted Cash Flow (DCF), developed through the financial statements made available by Vale S.A. These statements are extracted from the profit and cost centers of Vale S.A., a methodology called carve-out, since the railroad does not have independent accounting from the mining company. To analyze the cash flows generated by the railroad, the statements from 2016 to 2023 were studied. The objective of this study is to develop the valuation of EFVM and, as a secondary objective, to test the limits of the carve-out financial statements in the development of a valuation using the DCF method, in order to identify possible limitations in establishing the economic value of EFVM. The results show that EFVM had an economic value in 2023 of R$13.939 billion and that a significant part of this value was generated from the net amounts allocated to the railroad's cash and cash equivalents account, namely R$8.998 billion. In addition, the carve-out statements showed the absence of onerous liabilities for EFVM which, together with the high cash and cash equivalents account, had an excessive influence on the value of the railroad.
Palabras clave: Estrada de Ferro Vitória a Minas S.A.
valuation
Fluxo de Caixa Descontado
Discounted Cash Flow
Vale S.A
Vale S.A
demonstrações financeiras carve-out
carve-out financial statements
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: REZENDE, Gustavo Henrique de Brito Pereira de. Estrada de Ferro Vitória a Minas S.A.. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45417
Fecha de defensa: 27-mar-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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