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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRezende, Gustavo Henrique de Brito Pereira de-
dc.date.accessioned2025-05-08T12:29:57Z-
dc.date.available2025-05-08T12:29:57Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationREZENDE, Gustavo Henrique de Brito Pereira de. Estrada de Ferro Vitória a Minas S.A.. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45417-
dc.description.abstractThis study analyzes the economic value of the Vitória-Minas Railway (EFVM). To establish this value, we opted for the valuation methodology called Discounted Cash Flow (DCF), developed through the financial statements made available by Vale S.A. These statements are extracted from the profit and cost centers of Vale S.A., a methodology called carve-out, since the railroad does not have independent accounting from the mining company. To analyze the cash flows generated by the railroad, the statements from 2016 to 2023 were studied. The objective of this study is to develop the valuation of EFVM and, as a secondary objective, to test the limits of the carve-out financial statements in the development of a valuation using the DCF method, in order to identify possible limitations in establishing the economic value of EFVM. The results show that EFVM had an economic value in 2023 of R$13.939 billion and that a significant part of this value was generated from the net amounts allocated to the railroad's cash and cash equivalents account, namely R$8.998 billion. In addition, the carve-out statements showed the absence of onerous liabilities for EFVM which, together with the high cash and cash equivalents account, had an excessive influence on the value of the railroad.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstrada de Ferro Vitória a Minas S.A.pt_BR
dc.subjectvaluationpt_BR
dc.subjectFluxo de Caixa Descontadopt_BR
dc.subjectDiscounted Cash Flowpt_BR
dc.subjectVale S.Apt_BR
dc.subjectVale S.Apt_BR
dc.subjectdemonstrações financeiras carve-outpt_BR
dc.subjectcarve-out financial statementspt_BR
dc.titleEstrada de Ferro Vitória a Minas S.A.: Quanto vale esse trem?pt_BR
dc.title.alternativeEstrada de Ferro Vitória a Minas S.A.: How much is this train worth?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Lísia de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190117130140948pt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2Blind Review-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9267067883257309pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa o valor econômico da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Para estabelecer esse valor, optou-se pela metodologia de valuation denominada Fluxo de Caixa Descontado (FCD), desenvolvida através dos demonstrativos financeiros disponibilizados pela Vale S.A. Tais demonstrativos são extraídos dos centros de lucros e custos da Vale S.A., metodologia denominada carve-out, uma vez que a ferrovia não possui contabilidade independente da mineradora. Para a análise dos fluxos de caixa gerados pela ferrovia foram estudados os demonstrativos de 2016 a 2023. O presente estudo tem como objetivo desenvolver o valuation da EFVM e, como objetivo secundário, testar os limites dos demonstrativos financeiros carve-out no desenvolvimento de um valuation pelo método FCD, para assim, identificar possíveis limitações para o estabelecimento do valor econômico da EFVM. Os resultados alcançados demonstram que a EFVM, possuía um valor econômico em 2023 de R$ 13.939 bilhões e que parte significativa desse valor foi gerado a partir dos valores líquidos alocados na conta disponibilidades da ferrovia, a saber, R$ 8.998 bilhões. Além disso, foi constatado nos demonstrativos carve-out a ausência de passivo oneroso para a EFVM que, somado a elevada conta disponibilidades, influenciaram demasiadamente o valor da ferrovia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode183734483-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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