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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A relação entre o professor de canto e o material didático no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez em Montes Claros
Alternate title (s): The relationship between the singing teacher and the teaching material at the Lorenzo Fernandez State Conservatory of Music in Montes Claros
Author: Silva, Renato Cardoso da
First Advisor: Machado, André Campos
First member of the Committee: Oliveira, Fernanda de Assis
Second member of the Committee: Callado, Maria Amélia Feitosa Castilho
Summary: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a relação que os professores estabelecem com o material e o planejamento nas aulas do instrumento canto do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. Os objetivos específicos do trabalho buscaram: apontar os principais conceitos e publicações sobre material didático e planejamento em música; entender como é construído o planejamento coletivo e individual dos professores de canto do conservatório; entender o uso, as funções e concepções que norteiam e embasam o planejamento, a seleção e aplicação dos materiais didáticos pelos professores do instrumento canto no Conservatório. A metodologia utilizada é o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa. A investigação realizou-se por meio de uma pesquisa de campo, na qual houve a aplicação de um questionário via Google Forms com o intuito de otimizar o tempo. Esse questionário concentrou sua temática na formação inicial e continuada dos professores, registrando também questões de idade, gênero e tempo de serviço. Em seguida, foi elaborada a entrevista semiestruturada para a realização da coleta de dados com o corpo docente do curso de canto. Para embasar este trabalho, foram consultados diversos autores que, por meio de suas contribuições teóricas e reflexões críticas, fundamentam as discussões abordadas. Entre eles, destacam-se Fusari (1990); Luzuriaga (1990); Libâneo (1991); Sobrinho (1994); Pedroso (1997); Beineke (2004); Lakschevtz (2006); Penna (2009); Reys e Garbosa ( 2009); Durkheim (2011); Abbagnano (2012); Santos e Pacheco (2012); Romanelli (2014); Jitikoviski (2014); Moreira e Ramos (2016), Bandeira (2009), Freitas (2009), Souza (2015); Fiscarelli (2007); Bordinhão e Silva (2015); Plein ( 2015); Petri (2010); Marques (2010); Ribeiro (2015); Demo (1997); Jiticovski (2014); Vendas e Nonato (2007); Prodanov e Freitas (2013); Guerra (2014); Yin (2001); Marconi e Lakatos (2017); Haguette (2010) e Gil (2008). Essas obras contêm conceitos, definições e reflexões que enriquecem o entendimento sobre o tema, sendo essenciais para a estruturação e análise. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam reflexões importantes e destacam pontos críticos que exigem revisão e atenção urgente. O primeiro aspecto a ser destacado refere-se ao cuidado com o comodismo e à inércia no processo de busca pela construção do conhecimento. O conhecimento está em constante transformação e nunca está plenamente consolidado, o que torna incompatível qualquer postura passiva em relação à sua busca. O educador, portanto, deve estar continuamente empenhado em ressignificar seus saberes, uma prática essencial para a oferta de uma educação de qualidade. A análise dos dados indica, no entanto, que há uma tendência a reproduzir práticas já condicionais, sem levar em conta o contexto presente e a realidade em que se está inserido. Outro ponto relevante é a defasagem nas referências dos planos de ensino, que, apesar de apresentarem uma boa estrutura, não incorporam as novas epistemologias que sustentam as práticas docentes contemporâneas. Além disso, sugeriu-se a ausência de planejamento adequado das aulas, uma vez que nenhum dos convidados apresentou registros formais desse planejamento. Embora tenha mencionado a existência de anotações ou o uso de cadernos, estes não acompanham o professor durante as aulas, o que pode comprometer a organização e a qualidade do trabalho.
Abstract: The general aim of this research is to understand the relationship that teachers establish with material and planning in singing classes at the Lorenzo Fernândez State Conservatory of Music. The specific objectives of the study were: to identify the main concepts and publications on teaching materials and planning in music; to understand how the collective and individual planning of the conservatory's singing teachers is constructed; to understand the use, functions and conceptions that guide and underpin the planning, selection and application of teaching materials by the conservatory's singing teachers. The methodology used is a case study, with a qualitative approach. The investigation was carried out by means of field research, in which a questionnaire was applied via Google Forms in order to optimize time. The questionnaire focused on the teachers' initial and continuing training, and also asked questions about age, gender and length of service. Next, a semi-structured interview was carried out to collect data from the teachers on the singing course. To support this work, various authors were consulted who, through their theoretical contributions and critical reflections, underpin the discussions addressed. These include Fusari (1990); Luzuriaga (1990); Libâneo (1991); Sobrinho (1994); Pedroso (1997); Beineke (2004); Lakschevtz (2006); Penna (2009); Reys and Garbosa (2009); Durkheim (2011); Abbagnano (2012); Santos and Pacheco (2012); Romanelli (2014); Jitikoviski (2014); Moreira and Ramos (2016), Bandeira (2009), Freitas (2009), Souza (2015); Fiscarelli (2007); Bordinhão and Silva (2015); Plein (2015); Petri (2010); Marques (2010); Ribeiro (2015); Demo (1997); Jiticovski (2014); Vendas and Nonato (2007); Prodanov and Freitas (2013); Guerra (2014); Yin (2001); Marconi and Lakatos (2017); Haguette (2010) and Gil (2008). These works contain concepts, definitions and reflections that enrich the understanding of the topic and are essential for structuring and analyzing it. The results obtained from the research reveal important reflections and highlight critical points that require urgent review and attention. The first aspect to be highlighted is the need to beware of complacency and inertia in the process of seeking to build knowledge. Knowledge is constantly changing and is never fully consolidated, which makes any passive stance towards its pursuit incompatible. Educators, therefore, must continually strive to give new meaning to their knowledge, a practice that is essential for providing quality education. Analysis of the data indicates, however, that there is a tendency to reproduce practices that are already conditional, without taking into account the present context and the reality in which they are inserted. Another relevant point is the lack of references in the teaching plans, which, despite having a good structure, do not incorporate the new epistemologies that underpin contemporary teaching practices. In addition, it was suggested that there was a lack of proper lesson planning, since none of the guests presented formal records of this planning. Although they mentioned the existence of notes or the use of notebooks, these do not accompany the teacher during lessons, which can compromise the organization and quality of the work.
Keywords: Didactic material
Singing course
Relations and conceptions of teachers
planning
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Subject: Música
Instrumentos de corda
Professores de música
Escolas de música
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Administração
Quote: SILVA, Renato Cardoso da. A relação entre o professor de canto e o material didático no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez em Montes Claros. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.2
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.2
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45408
Date of defense: 31-Oct-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

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