Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45364
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3752-9938
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Abordagem Reggio Emilia e Educação Inclusiva: implicações para crianças autistas
Autor: Franco, Emanuelle Ariadne Mariano Pereira
Primer orientador: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Primer miembro de la banca: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Segundo miembro de la banca: Silva, Letícia Siabra da
Resumen: O presente estudo propõe-se a investigar as contribuições da abordagem Reggio Emilia e como essa proposta pedagógica possibilita a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil , a partir de uma experiência vivenciada em um colégio particular de Uberlândia, Minas Gerais, durante o ano de 2024. Ancorado em teóricos como Loris Malaguzzi, Paulo Freire, Vygotsky, Piaget e Maria Montessori, o estudo articula reflexões sobre o protagonismo infantil, o brincar, a escuta ativa e a documentação pedagógica como aspectos estruturantes para a aprendizagem significativa e inclusiva. O referencial teórico aborda também o desenvolvimento infantil, a história da educação inclusiva e a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), refletindo sobre os desafios na prática de inclusão de crianças neurodivergentes. O trabalho traz um relato de experiência com duas crianças diagnosticadas com TEA, Sol, com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), e Estrela, com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), destacando práticas pedagógicas, estratégias de mediação e organização do espaço escolar enquanto “terceiro educador”. A pesquisa revela que a abordagem Reggio Emilia pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de crianças autistas ao valorizar suas múltiplas linguagens, a autonomia, o vínculo afetivo e o respeito às individualidades, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva e humanizadora.
Abstract: This study aims to examine and reflect on the contributions of the Reggio Emilia approach and how this pedagogical proposal enables the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education, based on an experience lived in a private school in Uberlândia, Minas Gerais, throughout 2024. Anchored in theorists such as Loris Malaguzzi, Paulo Freire, Vygotsky, Piaget, and Maria Montessori, the research articulates reflections on child protagonism, play, active listening, and pedagogical documentation as structuring elements for meaningful and inclusive learning. The theoretical framework also addresses child development, the history of inclusive education, and Applied Behavior Analysis (ABA), reflecting on the challenges involved in the inclusive practices for neurodivergent children. The second chapter offers an experiential account with two children diagnosed with ASD — Sol, who also has Oppositional Defiant Disorder (ODD), and Estrela, diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) — highlighting pedagogical practices, mediation strategies, and the organization of the school environment as a “third educator.” The findings reveal that the Reggio Emilia approach can significantly contribute to the development of autistic children by valuing their multiple languages, autonomy, affective bonds, and respect for individuality, promoting a truly inclusive and humanizing education.
Palabras clave: Educação Inclusiva
Inclusive Education
Transtorno do Espectro Autista
Autism Spectrum Disorder
Reggio Emilia
Reggio Emilia
Brincar Heurístico
Heuristic Play
Protagonismo Infantil
Child Protagonism
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FRANCO, Emanuelle Ariadne Mariano Pereira. Abordagem Reggio Emilia e Educação Inclusiva: implicações para crianças autistas. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45364
Fecha de defensa: 28-abr-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AbordagemReggioEmilia.pdfTCC665.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.