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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-1724-4016
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Influência das fake news nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023: Reflexões para o ensino de história
Título(s) alternativo(s): The influence of fake news on the anti-democratic acts of january 8,2023: Reflections for teaching history
Autor(es): Rodrigues, Luis Fernando Barbosa
Primeiro orientador: Pinho, Amon Santos
Primeiro membro da banca: Noronha, Gilberto Cezar de
Segundo membro da banca: Nascimento, Mara Regina do
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino de história como um aliado na conscientização da propagação de notícias falsas. O foco da investigação são os atos antidemocráticos ocorridos no Brasil em 8 de Janeiro de 2023 e as informações falsas disseminadas sobre esse movimento golpista. O objetivo principal é pensar o ensino de história e sua natureza científica como uma ferramenta para colaborar com a sociedade na identificação e combate às fake news. Para isso, foram feitas análises, principalmente em reportagens que visam a desconstruir essas inverdades. Esta pesquisa destacou que as notícias falsas têm sido uma presença constante em diferentes momentos da História, mas, nos últimos anos, com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação, elas se propagaram em maior escala. Esse aumento significativo na propagação de notícias falsas pode ser observado a partir de 2016, durante as eleições nos Estados Unidos, quando Donald Trump foi eleito presidente, e também nas eleições de 2018 no Brasil, quando Jair Bolsonaro se tornou presidente. Diante dessa problemática, o estudo ressalta a importância do professor de história em fortalecer, junto a seus alunos, a abordagem à disciplina com base na cientificidade da História. Assim, é proposto um material de duas sequências didáticas para professores, com o intuito de que ele seja trabalhado no ensino médio, de modo a contribuir para as responsabilidades sociais do ensino de história. Isso ajudará a promover uma sociedade mais crítica e capaz de discernir informações falsas de fatos verídicos.
Abstract: This study aims to analyze history teaching as an ally in raising awareness about the spread of fake news. The focus of the investigation is the anti-democratic acts that occurred in Brazil on January 8, 2023, and the false information disseminated by this coup movement. The main objective is to understand history teaching and its scientific nature as a necessary tool to collaborate with society in identifying and combating fake news. To this end, analyses were carried out, mainly in reports that aim to deconstruct these untruths. This research highlighted that fake news has been a constant presence at different times in History, but in recent years, with the advancement of Information and Communication Technologies, it has spread on a larger scale. This significant increase in the spread of fake news can be observed starting in 2016, during the elections in the United States, when Donald Trump was elected president, and also in the 2018 elections in Brazil, when Jair Bolsonaro became president. In view of this problem, the study highlights the importance of History teachers reinforcing, together with their students, the need to approach the subject based on the scientific nature of History. Thus, a material with two didactic sequences is proposed for teachers, with the aim of using it in high school, in order to contribute to the social responsibilities of teaching History. This will help to promote a more critical society that is able to distinguish false information from true facts.
Palavras-chave: Ensino de história
History teaching
História do tempo presente
History of present time
8 de janeiro de 2023
January 8, 2023
Fake news
Fake news
Sequência didática
Didactic sequence
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)
Referência: RODRIGUES, Luis Fernando Barbosa. A influência das fake news nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023: reflexões para o Ensino de História. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.727
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.727
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45355
Data de defesa: 30-Out-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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