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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45336
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Telas e infância: análise das perspectivas da revista Emília sobre o papel das mídias e tecnologias na formação das crianças |
Alternate title (s): | Screens and childhood: analysis of Emília magazine's perspectives on the role of media and technologies in children's education |
Author: | Araújo, Maralice Alves de Oliveira |
First Advisor: | Guimarães, Iara Vieira |
First member of the Committee: | Silva, Thaís Coutinho de Souza |
Second member of the Committee: | Melo, Geovana Ferreira |
Summary: | Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do PPGED, na Linha de Saberes e Práticas Educativas, buscando investigar as implicações das tecnologias digitais e do uso de telas na infância, considerando o contexto de debates polarizados sobre o tema. O estudo tem como objeto de análise a Revista Emília, uma publicação digital de acesso aberto, voltada para profissionais da educação, formação para a leitura e literatura infantil, desde 2010. A problemática central da pesquisa se desdobra na seguinte indagação: de que maneira a produção escrita da Revista Emília aborda os desafios da presença das telas, mídias e tecnologias digitais na infância e quais são as possíveis influências apontadas sobre a formação das crianças? A investigação foi conduzida por meio de pesquisa documental, que permitiu a sistematização e análise de informações já disponíveis. O processo envolveu a definição da fonte, a seleção criteriosa do material e a avaliação preliminar dos textos, considerando aspectos como contexto, autoria, interesses, confiabilidade, natureza do discurso e conceitos-chave. A partir da leitura e análise detalhada, a pesquisa estruturou-se em três categorias centrais: (1) Livros e telas: fantasia, ficção, imaginação e a infância no panóptico digital; (2) A escola e a infância no mundo digital; (3) Educação para/com as mídias e tecnologias. A análise indica que a Revista Emília não adota uma postura dicotômica entre tradição e modernidade, tampouco um posicionamento extremado de rejeição ou adesão acrítica às tecnologias. Ao contrário, a publicação se destaca por um olhar atento e uma argumentação refinada, promovendo discussões que equilibram criticidade e abertura ao diálogo sobre os desafios da cultura digital na infância. Dessa forma, a Revista Emília se apresenta como um espaço de reflexão sobre a mediação das telas na educação, contribuindo para a construção de contranarrativas que ampliam as possibilidades de conexão, interação e amadurecimento do pensamento crítico no contexto escolar e social. |
Abstract: | This research was developed within the scope of PPGED, in the Line of Knowledge and Educational Practices, seeking to investigate the implications of digital technologies and screen use in childhood, considering the context of polarized debates on the subject. The study focuses on Revista Emília, an open-access digital publication aimed at professionals in education, reading instruction, and children's literature since 2010. The central research question is: how does Revista Emília address the challenges posed by screens, media, and digital technologies in childhood, and what are the possible influences identified on children's development? The study was conducted through documentary research, allowing for the systematization and analysis of existing information. The process involved defining the source, carefully selecting materials, and conducting a preliminary evaluation of the texts, considering aspects such as context, authorship, interests, reliability, discourse nature, and key concepts. Based on a detailed reading and analysis, the research was structured into three central categories: (1) Books and screens: fantasy, fiction, imagination, and childhood in the digital panopticon; (2) School and childhood in the digital world; (3) Education for/with media and technologies. The analysis indicates that the Revista Emília does not adopt a simplistic dichotomy between tradition and modernity, nor an extreme stance of rejecting or uncritically embracing technologies. Instead, the publication stands out for its careful approach and refined argumentation, fostering discussions that balance critical thinking with openness to dialogue about the challenges of digital culture in childhood. In this way, Revista Emília serves as a platform for reflection on screen mediation in education, contributing to the construction of counter-narratives that expand possibilities for connection, interaction, and the maturation of critical thinking in educational and social contexts. |
Keywords: | infância infancy tecnologias digitais digital technologies mídias media educação education Revista Emília Emilia Magazine |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Subject: | Educação Educação e tecnologia Educação midiática |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | ARAÚJO, Maralice Alves de Oliveira. Telas e infância: análise das perspectivas da revista Emília sobre o papel das mídias e tecnologias na formação das crianças. 2025. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5104 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5104 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45336 |
Date of defense: | 27-Feb-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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