Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45336
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAraújo, Maralice Alves de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-30T12:56:17Z-
dc.date.available2025-04-30T12:56:17Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maralice Alves de Oliveira. Telas e infância: análise das perspectivas da revista Emília sobre o papel das mídias e tecnologias na formação das crianças. 2025. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5104pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45336-
dc.description.abstractThis research was developed within the scope of PPGED, in the Line of Knowledge and Educational Practices, seeking to investigate the implications of digital technologies and screen use in childhood, considering the context of polarized debates on the subject. The study focuses on Revista Emília, an open-access digital publication aimed at professionals in education, reading instruction, and children's literature since 2010. The central research question is: how does Revista Emília address the challenges posed by screens, media, and digital technologies in childhood, and what are the possible influences identified on children's development? The study was conducted through documentary research, allowing for the systematization and analysis of existing information. The process involved defining the source, carefully selecting materials, and conducting a preliminary evaluation of the texts, considering aspects such as context, authorship, interests, reliability, discourse nature, and key concepts. Based on a detailed reading and analysis, the research was structured into three central categories: (1) Books and screens: fantasy, fiction, imagination, and childhood in the digital panopticon; (2) School and childhood in the digital world; (3) Education for/with media and technologies. The analysis indicates that the Revista Emília does not adopt a simplistic dichotomy between tradition and modernity, nor an extreme stance of rejecting or uncritically embracing technologies. Instead, the publication stands out for its careful approach and refined argumentation, fostering discussions that balance critical thinking with openness to dialogue about the challenges of digital culture in childhood. In this way, Revista Emília serves as a platform for reflection on screen mediation in education, contributing to the construction of counter-narratives that expand possibilities for connection, interaction, and the maturation of critical thinking in educational and social contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectinfânciapt_BR
dc.subjectinfancypt_BR
dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
dc.subjectdigital technologiespt_BR
dc.subjectmídiaspt_BR
dc.subjectmediapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectRevista Emíliapt_BR
dc.subjectEmilia Magazinept_BR
dc.titleTelas e infância: análise das perspectivas da revista Emília sobre o papel das mídias e tecnologias na formação das criançaspt_BR
dc.title.alternativeScreens and childhood: analysis of Emília magazine's perspectives on the role of media and technologies in children's educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thaís Coutinho de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469453088402275pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Geovana Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047532255499546pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9620832301135089pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do PPGED, na Linha de Saberes e Práticas Educativas, buscando investigar as implicações das tecnologias digitais e do uso de telas na infância, considerando o contexto de debates polarizados sobre o tema. O estudo tem como objeto de análise a Revista Emília, uma publicação digital de acesso aberto, voltada para profissionais da educação, formação para a leitura e literatura infantil, desde 2010. A problemática central da pesquisa se desdobra na seguinte indagação: de que maneira a produção escrita da Revista Emília aborda os desafios da presença das telas, mídias e tecnologias digitais na infância e quais são as possíveis influências apontadas sobre a formação das crianças? A investigação foi conduzida por meio de pesquisa documental, que permitiu a sistematização e análise de informações já disponíveis. O processo envolveu a definição da fonte, a seleção criteriosa do material e a avaliação preliminar dos textos, considerando aspectos como contexto, autoria, interesses, confiabilidade, natureza do discurso e conceitos-chave. A partir da leitura e análise detalhada, a pesquisa estruturou-se em três categorias centrais: (1) Livros e telas: fantasia, ficção, imaginação e a infância no panóptico digital; (2) A escola e a infância no mundo digital; (3) Educação para/com as mídias e tecnologias. A análise indica que a Revista Emília não adota uma postura dicotômica entre tradição e modernidade, tampouco um posicionamento extremado de rejeição ou adesão acrítica às tecnologias. Ao contrário, a publicação se destaca por um olhar atento e uma argumentação refinada, promovendo discussões que equilibram criticidade e abertura ao diálogo sobre os desafios da cultura digital na infância. Dessa forma, a Revista Emília se apresenta como um espaço de reflexão sobre a mediação das telas na educação, contribuindo para a construção de contranarrativas que ampliam as possibilidades de conexão, interação e amadurecimento do pensamento crítico no contexto escolar e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration91pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5104pt_BR
dc.orcid.putcode183242109-
dc.crossref.doibatchid5cf9fd5e-6fba-4261-807f-659093c97701-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação e tecnologiapt_BR
dc.subject.autorizadoEducação midiáticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
elasInfânciaAnálise.pdfDissertação2.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons