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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-0451-2946
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Marketing de influência e a transformação do empreendedorismo digital no mercado de beleza
Autor(es): Kamada, Fabiana Araujo
Primeiro orientador: Sousa, Edileusa Godói de
Primeiro membro da banca: Maemura, Marcia Mitie Durante
Segundo membro da banca: Carrijo, Michelle de Castro
Resumo: O marketing tem evoluído constantemente, adaptando-se às mudanças sociais, econômicas e tecnologias. Nesse contexto, com o avanço da digitalização e a transformação das relações de consumo, o marketing de influência consolidou-se como uma estratégia essencial no ambiente empresarial, respondendo à demanda por autenticidade, proximidade e engajamento nas interações entre marcas e consumidores. Nesse sentido, os influenciadores digitais passaram a ocupar um papel central na construção de narrativas comerciais, atuando como mediadores entre empresas e público-alvo. Este trabalho tem como objetivo analisar como o marketing de influência tem impactado o empreendedorismo digital, a partir da trajetória de três influenciadoras brasileiras que atuam no mercado da moda: Bianca Andrade, Virginia Fonseca e Mari Maria. A pesquisa foi estruturada com base em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando revisão bibliográfica e análise de conteúdo como principais procedimentos metodológicos. Os resultados indicam que essas influenciadoras são capazes de alavancar suas próprias marcas através do engajamento com seus seguidores, reformulando modelos de negócio e unindo carisma, autoridade e expertise em estratégias de comunicação altamente rentáveis. A análise demonstra que o marketing de influência é um movimento de inovação no empreendedorismo digital, promovendo novos formatos de interação comercial e ampliando o potencial competitivo das marcas no cenário contemporâneo.
Palavras-chave: Influenciadores
Público-Alvo
Publicidade
Influencers
Target Audience
Advertising
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: KAMADA, Fabiana Araujo. Marketing de Influência e a transformação do empreendedorismo digital no mercado de beleza. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45325
Data de defesa: 16-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

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