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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-8667-055X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A importância da docência em enfermagem para formação técnica e cuidados a paciente com estomias
Título (s) alternativo (s): The importance of teaching in nursing for technical training and care of patients with stomaies
Autor: Silva, Valciani Fernandes da
Primer orientador: Toffolo, Sandra Regina
Primer coorientador: Dias, Emerson Piantino
Primer miembro de la banca: Oliveira, Elias José
Segundo miembro de la banca: Viana, Noriel Pereira
Resumen: RESUMO Objetivo: Analisar a importância da docência em enfermagem na formação técnica prossionalizante, destacando os impactos de uma educação qualicada na melhoria dos cuidados prestados aos pacientes com estomias. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de um levantamento bibliográco na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde: “Estomia”, “Cuidados de Enfermagem” e “Técnico em Enfermagem”, no período de 2015 a 2025. Resultados: A pesquisa evidenciou que o aumento das estomias e das complicações associadas, como dermatites periestomais e infecções, exige prossionais capacitados e bem formados. Também demonstrou que a formação técnica robusta e contínua dos prossionais de enfermagem impacta diretamente na redução de complicações e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes estomizados. A docência, aliada a estratégias educativas inovadoras e à educação continuada, mostrou-se essencial para preparar os prossionais, permitindo uma abordagem integral e humanizada. Ademais, os estudos destacaram a relevância da integração entre teoria e prática, o uso de tecnologias educativas e a implementação de protocolos padronizados para qualicar o cuidado e fortalecer a autonomia dos pacientes. Conclusão: Investir na formação docente e na atualização dos técnicos de enfermagem foi imprescindível para aprimorar a assistência aos pacientes com estomias, promovendo segurança, humanização e qualidade de vida.
Abstract: ABSTRACT Objective: To analyze the importance of nursing education in professional technical training, highlighting the impacts of qualied education in improving the care provided to patients with ostomies. Methodology: This is an integrative literature review, carried out based on a bibliographic survey in the Virtual Health Library (VHL), using the following Health Sciences Descriptors: “Ostomy”, “Nursing Care” and “Nursing Technician”, from 2015 to 2025. Results: The research showed that the increase in ostomies and associated complications, such as peristomal dermatitis and infections, requires qualied and well-trained professionals. It also demonstrated that robust and continuous technical training of nursing professionals directly impacts the reduction of complications and the improvement of the quality of life of ostomized patients. Teaching, combined with innovative educational strategies and continuing education, proved to be essential to prepare professionals, allowing for a comprehensive and humanized approach. Furthermore, the studies highlighted the relevance of integrating theory and practice, the use of educational technologies, and the implementation of standardized protocols to qualify care and strengthen patient autonomy. Conclusion: Investing in teacher training and updating nursing technicians was essential to improve care for patients with ostomies, promoting safety, humanization, and quality of life.
Palabras clave: Estomia
Ostomy
Cuidados de Enfermagem
Nursing Care
Técnico em Enfermagem
Nursing Technician
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Valciani Fernandes da. A importância da docência em enfermagem para formação técnica e cuidados a pacientes com estomias. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45314
Fecha de defensa: 25-abr-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

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