Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45255
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0513-6786
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Entre sessions e batalhas na dança Krump: Performance, improvisação e meu corpo krumper
Alternate title (s): Between sessions and battles in Krump dance: performance, improvisation and my krumper body
Author: Rodrigues, Taís Ferreira
First Advisor: Ramos, Jarbas Siqueira
Second Counselor: Silva, Ana Cristina Ribeiro
First member of the Committee: Freitas, Vanilto Alves de
Second member of the Committee: Costa, Daniel Santos
Summary: O presente trabalho investigou a prática da improvisação na construção da performance no Krump. A partir da autoetnografia, os seguintes procedimentos foram utilizados: pesquisa de campo em eventos de Krump, confecção de diário de bordo com o registro das observações feitas, entrevista com dançarinos e pesquisa bibliográfica com coleta de artigos e material não acadêmico, como publicações em redes sociais, vídeos no YouTube e DVDs. A dissertação apresenta um estudo minucioso acerca da cultura do Krump, como é tido por seus(suas) praticantes, enquanto dança com as terminologias e investiga seus elementos como a fam, big homies, lil homies, sessions, batalhas e o sentido de comunidade. Trata-se de uma dança de origem afrodiaspórica ao incorporar elementos como a roda, a oralidade, resistência e identidade. O conhecimento no Krump tem sido sistematizado de forma singular ao longo de sua história e organizado por uma série de vocábulos que são descritos neste trabalho. Nesse sentido, buscou-se dialogar com a ideia de performance, passando pela noção de Richard Schechner e a dimensão de improvisação aliada ao conceito de freestyle, popularmente utilizado por dançarinos(as), bem como outros elementos que contextualizam a performance do(a) krumper, a descrição técnico-expressiva da improvisação com os conceitos de get off, musicalidade e character e às possíveis formas de aprendizagem dessa dança. Conclui-se que a improvisação é prática intrínseca e formadora no contexto do Krump, pois é elemento de vinculação comunitária dos(as) praticantes, ao mesmo tempo que é base para a construção de sentidos na vida do(a) krumper, como afirmação de si e superação. Dessa maneira, a dissertação descreve, também, o caminho da pesquisadora-artista-krumper ao refletir sobre as suas próprias experiências acerca do ensino-aprendizagem dentro de uma fam e na tradição oral na comunidade Krump, pois, enquanto lia, alimentava o diário de bordo, escrevia esse texto, construía minhas performances no Krump, corporificando a dissertação.
Abstract: This paper investigated the practice of improvisation in the construction of Krump performance. Based on autoethnography, the following procedures were used: field research at Krump events, preparation of a logbook with records of observations made, interviews with dancers, and bibliographic research with collection of articles and non-academic material, such as publications on social networks, videos on YouTube, and DVDs. The dissertation presents a detailed study of Krump Culture, as it is understood by its practitioners, while dancing with terminologies and investigating its elements such as fam, big homies, lil homies, sessions, battles, and the sense of community. It is a dance of Afro-diasporic origin that incorporates elements such as the circle, orality, resistance, and identity. Knowledge in Krump has been systematized in a unique way throughout its history and organized by a series of vocabulary that are described in this paper. In this sense, we sought to dialogue with the idea of performance, going through Richard Schechner's notion and the dimension of improvisation combined with the concept of freestyle, popularly used by dancers, as well as other elements that contextualize the krumper's performance, the technical-expressive description of improvisation with the concepts of get off, musicality and character and the possible ways of learning this dance. It is concluded that improvisation is an intrinsic and formative practice in the context of Krump, as it is an element of community bonding for practitioners, at the same time as it is the basis for the construction of meanings in the krumper's life, as self-affirmation and overcoming. In this way, the dissertation also describes the path of the researcher-artist-Krumper as she reflects on her own experiences regarding teaching and learning within a fam and in the oral tradition in the Krump community, because, while she read, she fed the logbook, wrote this text, constructed my performances in Krump, embodying the dissertation.
Keywords: Krump
Danças Urbanas
Improvisação
Cultura Afrodiaspórica
Street Dance
Improvisation
Freestyle
Afro-diasporic culture
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Teatro
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: RODRIGUES, Taís Ferreira. Entre sessions e batalhas na dança Krump: Performance, improvisação e meu corpo krumper. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.26.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.26
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45255
Date of defense: 9-Dec-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SessionsBatalhasDança.pdfDissertação13.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons