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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-4599-9927
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Perspectivas de duas professoras sobre o ensino de piano para pessoas com deficiência no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba - MG
Título(s) alternativo(s): Perspectives of two teachers on teaching piano to people with disabilities at the Dr. José Zóccoli de Andrade State Conservatory of Music in Ituiutaba - MG
Autor(es): Costa, Fernanda Oliveira
Primeiro orientador: Soares, José
Primeiro membro da banca: Schambeck, Regina Finck
Segundo membro da banca: Morato, Cintia Thais
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como se configuram as práticas pedagógico-musicais de duas professoras do curso de Educação Musical– Piano para pessoas com deficiência no Conservatório Estadual de Música, de Ituiutaba-MG. O referencial teórico é construído a partir da concepção de "saberes docentes" dos professores (Tardif, 2014) e dos estudos acerca do professor reflexivo e do uso de adaptações curriculares como estratégias de ensino (Alarcão, 2011; Heredero, 2010). O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso único (Yin, 2015) e a coleta de dados consiste na realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de piano. Os resultados demonstram que as professoras constroem estratégias de ensino e adaptações pedagógicas musicais com base nos saberes adquiridos na formação profissional e nas vivências pessoais. Os resultados ainda indicam que as práticas pedagógico-musicais das professoras de piano se configuram a partir das particularidades e capacidades musicais de cada pessoa com deficiência.
Abstract: This study aims to understand how the pedagogical-musical practices of two teachers of the Musical Education–Piano course for people with disabilities are configured at the State Conservatory of Music of Ituiutaba-MG. The theoretical framework is built from the conception of teachers' "teaching knowledge" (Tardif, 2014) and studies on the reflective teacher and the use of curricular adaptations as teaching strategies (Alarcão, 2011; Heredero, 2010). The research method used is the single case study (Yin, 2015) and data collection consists of semi-structured interviews with two piano teachers. The results demonstrate that teachers construct teaching strategies and musical pedagogical adaptations based on the knowledge acquired in professional training and personal experiences. The results also indicate that the musicalpedagogical practices of piano teachers are shaped based on the particularities and musical capabilities of each person with a disability.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Ensino de piano;
Práticas pedagógico-musicais
Conservatório Estadual de Música
People with disabilities
Piano teaching
Musical-pedagogical practices
State Conservatory of Music
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Música
Piano - Instrução e estudo - Ituiutaba (MG)
Professores de piano - Ituiutaba (MG)
Músicos com deficiência - Ituiutaba (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Referência: COSTA, Fernanda Oliveira. Perspectivas de duas professoras sobre o ensino de piano para pessoas com deficiência no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba - MG. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.720.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.720
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45241
Data de defesa: 11-Out-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Música

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