Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Fernanda Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-23T16:29:58Z-
dc.date.available2025-04-23T16:29:58Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Fernanda Oliveira. Perspectivas de duas professoras sobre o ensino de piano para pessoas com deficiência no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba - MG. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.720.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45241-
dc.description.abstractThis study aims to understand how the pedagogical-musical practices of two teachers of the Musical Education–Piano course for people with disabilities are configured at the State Conservatory of Music of Ituiutaba-MG. The theoretical framework is built from the conception of teachers' "teaching knowledge" (Tardif, 2014) and studies on the reflective teacher and the use of curricular adaptations as teaching strategies (Alarcão, 2011; Heredero, 2010). The research method used is the single case study (Yin, 2015) and data collection consists of semi-structured interviews with two piano teachers. The results demonstrate that teachers construct teaching strategies and musical pedagogical adaptations based on the knowledge acquired in professional training and personal experiences. The results also indicate that the musicalpedagogical practices of piano teachers are shaped based on the particularities and musical capabilities of each person with a disability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino de piano;pt_BR
dc.subjectPráticas pedagógico-musicaispt_BR
dc.subjectConservatório Estadual de Músicapt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectPiano teachingpt_BR
dc.subjectMusical-pedagogical practicespt_BR
dc.subjectState Conservatory of Musicpt_BR
dc.titlePerspectivas de duas professoras sobre o ensino de piano para pessoas com deficiência no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba - MGpt_BR
dc.title.alternativePerspectives of two teachers on teaching piano to people with disabilities at the Dr. José Zóccoli de Andrade State Conservatory of Music in Ituiutaba - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4084691524228805pt_BR
dc.contributor.referee1Schambeck, Regina Finck-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3785236167176646pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1159418263003867pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender como se configuram as práticas pedagógico-musicais de duas professoras do curso de Educação Musical– Piano para pessoas com deficiência no Conservatório Estadual de Música, de Ituiutaba-MG. O referencial teórico é construído a partir da concepção de "saberes docentes" dos professores (Tardif, 2014) e dos estudos acerca do professor reflexivo e do uso de adaptações curriculares como estratégias de ensino (Alarcão, 2011; Heredero, 2010). O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso único (Yin, 2015) e a coleta de dados consiste na realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de piano. Os resultados demonstram que as professoras constroem estratégias de ensino e adaptações pedagógicas musicais com base nos saberes adquiridos na formação profissional e nas vivências pessoais. Os resultados ainda indicam que as práticas pedagógico-musicais das professoras de piano se configuram a partir das particularidades e capacidades musicais de cada pessoa com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration106 f.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.720pt_BR
dc.orcid.putcode182825455-
dc.crossref.doibatchid7b169dc9-2ceb-4b84-9975-e2ba1b65ee60-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoPiano - Instrução e estudo - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores de piano - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoMúsicos com deficiência - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerspectivasDuasProfessoras.pdfDissertação1.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons