Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45231
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-1921-6927
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Contribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de geografia: vivência em escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil
Título (s) alternativo (s): Contributions of the Supervised Internship to the Training of the Geography Teacher: Experience in a Public School in Ituiutaba, MG, Brazil
Autor: Rodrigues, Sarah Vilela Rosa Fadel Tavares
Primer orientador: La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza de
Primer miembro de la banca: Moura, Gerusa Golçalves
Segundo miembro de la banca: La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza de
Resumen: Esta pesquisa apresenta as contribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de Geografia, com base nas vivências realizadas em uma escola pública de Ituiutaba, MG. O estágio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, teve como objetivo principal proporcionar a vivência da prática docente, articulando teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. Durante o período de realização das práticas, foram feitas observações, regências e atividades pedagógicas com turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A metodologia incluiu levantamento bibliográfico, diagnóstico da infraestrutura escolar, observação de aulas, aplicação de atividades e uso de recursos como maquetes e materiais didáticos. Os resultados evidenciaram a importância do estágio para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a reflexão sobre a identidade profissional e a compreensão da realidade escolar. A experiência permitiu a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais de ensino, destacando a necessidade de práticas contextualizadas. Conclui-se que o estágio supervisionado é fundamental para a formação docente, proporcionando uma imersão no cotidiano escolar e contribuindo para a construção de uma prática pedagógica crítica e reflexiva.
Abstract: This research presents the contributions of supervised internship to the education of Geography teachers, based on experiences carried out at a public school in Ituiutaba, MG. The internship, a mandatory component of the Geography Teaching Degree at the Federal University of Uberlândia, had as its main objective to provide hands-on teaching experience, articulating theory and practice in the teaching-learning process. During the internship period, observations, teaching practices, and pedagogical activities were conducted with 6th and 7th-grade classes of Elementary School. The methodology included bibliographic research, assessment of school infrastructure, classroom observations, activity implementation, and the use of resources such as models and teaching materials. The results highlighted the importance of the internship in developing pedagogical skills, fostering reflection on professional identity, and understanding the school reality. The experience allowed for the application of theoretical knowledge in real teaching situations, emphasizing the need for contextualized practices. It is concluded that the supervised internship is essential for teacher training, offering immersion in school daily life and contributing to the development of a critical and reflective pedagogical practice.
Palabras clave: Formação Docente
Teacher Training
Realidade Escolar
School Reality
Metodologias de Ensino
Teaching Methodologies
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RODRIGUES, Sarah Vilela Rosa Fadel Tavares.Contribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de geografia: vivência em escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45231
Fecha de defensa: 10-abr-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Contribuiçãoestágiosupervisionado.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.