Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45231
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Sarah Vilela Rosa Fadel Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T13:13:59Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22T13:13:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Sarah Vilela Rosa Fadel Tavares.Contribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de geografia: vivência em escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45231 | - |
dc.description.abstract | This research presents the contributions of supervised internship to the education of Geography teachers, based on experiences carried out at a public school in Ituiutaba, MG. The internship, a mandatory component of the Geography Teaching Degree at the Federal University of Uberlândia, had as its main objective to provide hands-on teaching experience, articulating theory and practice in the teaching-learning process. During the internship period, observations, teaching practices, and pedagogical activities were conducted with 6th and 7th-grade classes of Elementary School. The methodology included bibliographic research, assessment of school infrastructure, classroom observations, activity implementation, and the use of resources such as models and teaching materials. The results highlighted the importance of the internship in developing pedagogical skills, fostering reflection on professional identity, and understanding the school reality. The experience allowed for the application of theoretical knowledge in real teaching situations, emphasizing the need for contextualized practices. It is concluded that the supervised internship is essential for teacher training, offering immersion in school daily life and contributing to the development of a critical and reflective pedagogical practice. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Realidade Escolar | pt_BR |
dc.subject | School Reality | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching Methodologies | pt_BR |
dc.title | Contribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de geografia: vivência em escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of the Supervised Internship to the Training of the Geography Teacher: Experience in a Public School in Ituiutaba, MG, Brazil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8227979773921564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Gerusa Golçalves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6447527498768940 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8227979773921564 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9187105150054161 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta as contribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de Geografia, com base nas vivências realizadas em uma escola pública de Ituiutaba, MG. O estágio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, teve como objetivo principal proporcionar a vivência da prática docente, articulando teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. Durante o período de realização das práticas, foram feitas observações, regências e atividades pedagógicas com turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A metodologia incluiu levantamento bibliográfico, diagnóstico da infraestrutura escolar, observação de aulas, aplicação de atividades e uso de recursos como maquetes e materiais didáticos. Os resultados evidenciaram a importância do estágio para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a reflexão sobre a identidade profissional e a compreensão da realidade escolar. A experiência permitiu a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais de ensino, destacando a necessidade de práticas contextualizadas. Conclui-se que o estágio supervisionado é fundamental para a formação docente, proporcionando uma imersão no cotidiano escolar e contribuindo para a construção de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 69 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 182750496 | - |
Appears in Collections: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Contribuiçãoestágiosupervisionado.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 4.15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.