Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Sarah Vilela Rosa Fadel Tavares-
dc.date.accessioned2025-04-22T13:13:59Z-
dc.date.available2025-04-22T13:13:59Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sarah Vilela Rosa Fadel Tavares.Contribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de geografia: vivência em escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45231-
dc.description.abstractThis research presents the contributions of supervised internship to the education of Geography teachers, based on experiences carried out at a public school in Ituiutaba, MG. The internship, a mandatory component of the Geography Teaching Degree at the Federal University of Uberlândia, had as its main objective to provide hands-on teaching experience, articulating theory and practice in the teaching-learning process. During the internship period, observations, teaching practices, and pedagogical activities were conducted with 6th and 7th-grade classes of Elementary School. The methodology included bibliographic research, assessment of school infrastructure, classroom observations, activity implementation, and the use of resources such as models and teaching materials. The results highlighted the importance of the internship in developing pedagogical skills, fostering reflection on professional identity, and understanding the school reality. The experience allowed for the application of theoretical knowledge in real teaching situations, emphasizing the need for contextualized practices. It is concluded that the supervised internship is essential for teacher training, offering immersion in school daily life and contributing to the development of a critical and reflective pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectRealidade Escolarpt_BR
dc.subjectSchool Realitypt_BR
dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching Methodologiespt_BR
dc.titleContribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de geografia: vivência em escola pública de Ituiutaba, MG, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the Supervised Internship to the Training of the Geography Teacher: Experience in a Public School in Ituiutaba, MG, Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Gerusa Golçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940pt_BR
dc.contributor.referee2La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187105150054161pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta as contribuições do estágio supervisionado na formação do/a professor/a de Geografia, com base nas vivências realizadas em uma escola pública de Ituiutaba, MG. O estágio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, teve como objetivo principal proporcionar a vivência da prática docente, articulando teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. Durante o período de realização das práticas, foram feitas observações, regências e atividades pedagógicas com turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A metodologia incluiu levantamento bibliográfico, diagnóstico da infraestrutura escolar, observação de aulas, aplicação de atividades e uso de recursos como maquetes e materiais didáticos. Os resultados evidenciaram a importância do estágio para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a reflexão sobre a identidade profissional e a compreensão da realidade escolar. A experiência permitiu a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais de ensino, destacando a necessidade de práticas contextualizadas. Conclui-se que o estágio supervisionado é fundamental para a formação docente, proporcionando uma imersão no cotidiano escolar e contribuindo para a construção de uma prática pedagógica crítica e reflexiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration69pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.orcid.putcode182750496-
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Contribuiçãoestágiosupervisionado.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.