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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45224
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A atenção compartilhada em pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma análise das dissertações e teses da capes entre 2012-2024 |
Alternate title (s): | Joint attention in individuals with autism spectrum disorder: an analysis of capes dissertations and theses from 2012 to 2024 |
Author: | Medeiros, Maika Carolina Almeida |
First Advisor: | Asnis, Valéria Peres |
First member of the Committee: | Asnis, Valéria Peres |
Second member of the Committee: | Silva, Thaís Coutinho de Souza |
Third member of the Committee: | Oliveira, Camila Rezende |
Summary: | O objetivo desta pesquisa é analisar como, ao longo do processo histórico, os estudos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a Atenção Compartilhada (AC) se configuram e se relacionam com o surgimento das políticas educacionais de inclusão no Brasil. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica investigando e analisando produções acadêmicas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES e que abordam o TEA, a AC e suas relações com as políticas educacionais brasileiras. Nossos resultados apontam que a Atenção Compartilhada é um elemento central tanto para o diagnóstico precoce do TEA quanto para o desenvolvimento de intervenções eficazes que auxiliem crianças e suas famílias a lidarem com os desafios do transtorno. Identificamos que essa habilidade está diretamente relacionada à comunicação, à cognição, à afetividade e à criatividade, sendo essencial para a construção de vínculos sociais e para a participação ativa na sociedade. Além disso, observamos lacunas na produção acadêmica sobre o tema em algumas regiões do país, evidenciando a necessidade de mais pesquisas que subsidiem políticas educacionais inclusivas alinhadas à realidade brasileira. Dessa forma, compreender a Atenção Compartilhada não apenas fortalece o entendimento sobre o desenvolvimento infantil no TEA, como também amplia as possibilidades de implementação de políticas educacionais que garantam o direito à inclusão e promovam o desenvolvimento das potencialidades singulares de cada indivíduo. |
Abstract: | The objective of this research is to analyze how, throughout the historical process, studies on Autism Spectrum Disorder (ASD) and Joint Attention (JA) have been configured and how they relate to the emergence of inclusive educational policies in Brazil. To achieve this, we conducted a bibliographic research, investigating and analyzing academic productions available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of CAPES that address ASD, JA, and their connections with Brazilian educational policies. Our results indicate that Joint Attention is a central element both for the early diagnosis of ASD and for the development of effective interventions that assist children and their families in coping with the challenges of the disorder. We identified that this ability is directly related to communication, cognition, affectivity, and creativity, being essential for building social bonds and for active participation in society. Furthermore, we observed gaps in academic production on this topic in certain regions of the country, highlighting the need for further research to support inclusive educational policies aligned with the Brazilian reality. Thus, understanding Joint Attention not only strengthens knowledge about child development in ASD but also expands the possibilities for implementing educational policies that ensure the right to inclusion and promote the development of each individual's unique potential. |
Keywords: | Transtorno do Espectro do Autismo Autism Spectrum Disorder Atenção Compartilhada Joint Attention Políticas Educacionais de Inclusão Inclusive Educational Policies Autismo Autism |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Subject: | Educação Autismo Educação inclusiva |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Quote: | MEDEIROS, Maika Carolina Almeida. A atenção compartilhada em pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma análise das dissertações e teses da capes entre 2012-2024. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.190 . . |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.190 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45224 |
Date of defense: | 28-Feb-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
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