Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMedeiros, Maika Carolina Almeida-
dc.date.accessioned2025-04-17T13:05:39Z-
dc.date.available2025-04-17T13:05:39Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Maika Carolina Almeida. A atenção compartilhada em pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma análise das dissertações e teses da capes entre 2012-2024. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.190 . .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45224-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze how, throughout the historical process, studies on Autism Spectrum Disorder (ASD) and Joint Attention (JA) have been configured and how they relate to the emergence of inclusive educational policies in Brazil. To achieve this, we conducted a bibliographic research, investigating and analyzing academic productions available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of CAPES that address ASD, JA, and their connections with Brazilian educational policies. Our results indicate that Joint Attention is a central element both for the early diagnosis of ASD and for the development of effective interventions that assist children and their families in coping with the challenges of the disorder. We identified that this ability is directly related to communication, cognition, affectivity, and creativity, being essential for building social bonds and for active participation in society. Furthermore, we observed gaps in academic production on this topic in certain regions of the country, highlighting the need for further research to support inclusive educational policies aligned with the Brazilian reality. Thus, understanding Joint Attention not only strengthens knowledge about child development in ASD but also expands the possibilities for implementing educational policies that ensure the right to inclusion and promote the development of each individual's unique potential.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectAtenção Compartilhadapt_BR
dc.subjectJoint Attentionpt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionais de Inclusãopt_BR
dc.subjectInclusive Educational Policiespt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.titleA atenção compartilhada em pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma análise das dissertações e teses da capes entre 2012-2024pt_BR
dc.title.alternativeJoint attention in individuals with autism spectrum disorder: an analysis of capes dissertations and theses from 2012 to 2024pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Asnis, Valéria Peres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926181735765678pt_BR
dc.contributor.referee1Asnis, Valéria Peres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926181735765678pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Thaís Coutinho de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469453088402275pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Camila Rezende-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171862210300955pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1230052147761050pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar como, ao longo do processo histórico, os estudos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a Atenção Compartilhada (AC) se configuram e se relacionam com o surgimento das políticas educacionais de inclusão no Brasil. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica investigando e analisando produções acadêmicas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES e que abordam o TEA, a AC e suas relações com as políticas educacionais brasileiras. Nossos resultados apontam que a Atenção Compartilhada é um elemento central tanto para o diagnóstico precoce do TEA quanto para o desenvolvimento de intervenções eficazes que auxiliem crianças e suas famílias a lidarem com os desafios do transtorno. Identificamos que essa habilidade está diretamente relacionada à comunicação, à cognição, à afetividade e à criatividade, sendo essencial para a construção de vínculos sociais e para a participação ativa na sociedade. Além disso, observamos lacunas na produção acadêmica sobre o tema em algumas regiões do país, evidenciando a necessidade de mais pesquisas que subsidiem políticas educacionais inclusivas alinhadas à realidade brasileira. Dessa forma, compreender a Atenção Compartilhada não apenas fortalece o entendimento sobre o desenvolvimento infantil no TEA, como também amplia as possibilidades de implementação de políticas educacionais que garantam o direito à inclusão e promovam o desenvolvimento das potencialidades singulares de cada indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.190pt_BR
dc.orcid.putcode182498317-
dc.crossref.doibatchid4e05b9b2-776b-4bf3-987e-086b18f45b55-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoAutismopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação inclusivapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtençãoCompartilhadaPessoas.pdfDissertação680.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons