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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2026-12-16
Title: Tornei-me uma estudante com baixa visão em um curso de Mestrado: A Educação é realmente para todos?
Alternate title (s): I became a student with low vision in a course of Master: Is Education really for everyone?
Author: Eugênio, Leidinéia Camargo
First Advisor: Miranda, Rodrigo
First member of the Committee: Henrique Júnior, Moacir
Second member of the Committee: Oliveira, Cíntia Rodrigues de
Summary: A acessibilidade é essencial para a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no contexto educacional. Cada deficiência apresenta diferentes limitações que precisam ser identificadas e superadas pela gestão de acessibilidade, a principal barreira para PcDs visuais e auditivos reside na comunicação e na informação, sendo a tecnologia uma solução crucial para mitigar essas dificuldades. A pergunta norteadora deste estudo é: como se dá a acessibilidade para a Pessoa com Deficiência em um curso de Pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia? O objetivo geral deste estudo é produzir um autorrelato reflexivo sobre a trajetória acadêmica no curso de mestrado em administração, a adaptação às vivências acadêmicas, a percepção de suporte social, bem como a concepção de deficiência de uma estudante que tornou-se uma pessoa com baixa visão ao longo do curso de Pós-graduação na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. A investigação identifica vulnerabilidades na gestão de acessibilidade, propondo melhorias que podem servir de exemplo para outras instituições. A falta de acessibilidade em ambientes educacionais agrava os problemas sociais, especialmente quando esses ambientes deveriam ser inclusivos. Este trabalho contribui para a inclusão de PcDs não apenas no âmbito acadêmico, mas também no mercado de trabalho, promovendo igualdade de oportunidades e combatendo a discriminação. A abordagem autoetnográfica oferece uma perspectiva pessoal das experiências vividas, servindo como modelo para aprimorar a inclusão de PcDs em ambientes educacionais e incentivando outras instituições a adotar práticas mais inclusivas e eficazes, beneficiando a sociedade como um todo.
Abstract: Accessibility is essential for the inclusion of people with disabilities (PwDs) in education, as each disability presents unique challenges that require tailored solutions through effective accessibility management. Communication and access to information are the primary barriers for visually and hearing-impaired individuals, with technology offering crucial tools to address these challenges. This study explores how accessibility is provided to PwDs in a postgraduate program at the Federal University of Uberlândia, using a reflective self-report to examine the academic journey of a student who became visually impaired during her master's program in administration. It highlights adaptation to academic experiences, perceptions of social support, and the evolving understanding of disability while identifying vulnerabilities in accessibility management and proposing improvements that can serve as examples for other institutions. The lack of accessibility in educational settings intensifies social inequalities, undermining their inclusive purpose. Through an autoethnographic approach, this work contributes to fostering equal opportunities, combating discrimination, and encouraging inclusive practices in both academia and the job market, benefiting society as a whole.
Keywords: Acessibilidade
Accessibility
Inclusão
Inclusion
Pessoas com Deficiência
People with Disabilities
Educação Superior
Higher Education
Autoetnografia
Autoethnography
Políticas Públicas
Public Policies
Barreira Tecnológica
Technological Barriers
Suporte Social
Social Support
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Subject: Administração
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Quote: EUGÊNIO, Leidinéia Camargo. Tornei-me uma estudante com baixa visão em um curso de Mestrado: A Educação é realmente para todos?. 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5017.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5017
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45187
Date of defense: 16-Dec-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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