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dc.creatorEugênio, Leidinéia Camargo-
dc.date.accessioned2025-04-10T13:56:47Z-
dc.date.available2025-04-10T13:56:47Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationEUGÊNIO, Leidinéia Camargo. Tornei-me uma estudante com baixa visão em um curso de Mestrado: A Educação é realmente para todos?. 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45187-
dc.description.abstractAccessibility is essential for the inclusion of people with disabilities (PwDs) in education, as each disability presents unique challenges that require tailored solutions through effective accessibility management. Communication and access to information are the primary barriers for visually and hearing-impaired individuals, with technology offering crucial tools to address these challenges. This study explores how accessibility is provided to PwDs in a postgraduate program at the Federal University of Uberlândia, using a reflective self-report to examine the academic journey of a student who became visually impaired during her master's program in administration. It highlights adaptation to academic experiences, perceptions of social support, and the evolving understanding of disability while identifying vulnerabilities in accessibility management and proposing improvements that can serve as examples for other institutions. The lack of accessibility in educational settings intensifies social inequalities, undermining their inclusive purpose. Through an autoethnographic approach, this work contributes to fostering equal opportunities, combating discrimination, and encouraging inclusive practices in both academia and the job market, benefiting society as a whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectPeople with Disabilitiespt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.subjectAutoethnographypt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectBarreira Tecnológicapt_BR
dc.subjectTechnological Barrierspt_BR
dc.subjectSuporte Socialpt_BR
dc.subjectSocial Supportpt_BR
dc.titleTornei-me uma estudante com baixa visão em um curso de Mestrado: A Educação é realmente para todos?pt_BR
dc.title.alternativeI became a student with low vision in a course of Master: Is Education really for everyone?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287221667041691pt_BR
dc.contributor.referee1Henrique Júnior, Moacir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314804984221674pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Cíntia Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358316505475749pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206321367136592pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA acessibilidade é essencial para a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no contexto educacional. Cada deficiência apresenta diferentes limitações que precisam ser identificadas e superadas pela gestão de acessibilidade, a principal barreira para PcDs visuais e auditivos reside na comunicação e na informação, sendo a tecnologia uma solução crucial para mitigar essas dificuldades. A pergunta norteadora deste estudo é: como se dá a acessibilidade para a Pessoa com Deficiência em um curso de Pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia? O objetivo geral deste estudo é produzir um autorrelato reflexivo sobre a trajetória acadêmica no curso de mestrado em administração, a adaptação às vivências acadêmicas, a percepção de suporte social, bem como a concepção de deficiência de uma estudante que tornou-se uma pessoa com baixa visão ao longo do curso de Pós-graduação na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. A investigação identifica vulnerabilidades na gestão de acessibilidade, propondo melhorias que podem servir de exemplo para outras instituições. A falta de acessibilidade em ambientes educacionais agrava os problemas sociais, especialmente quando esses ambientes deveriam ser inclusivos. Este trabalho contribui para a inclusão de PcDs não apenas no âmbito acadêmico, mas também no mercado de trabalho, promovendo igualdade de oportunidades e combatendo a discriminação. A abordagem autoetnográfica oferece uma perspectiva pessoal das experiências vividas, servindo como modelo para aprimorar a inclusão de PcDs em ambientes educacionais e incentivando outras instituições a adotar práticas mais inclusivas e eficazes, beneficiando a sociedade como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5017pt_BR
dc.crossref.doibatchid8006313d-6876-4aad-97bf-c282d6d181ac-
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
dc.description.embargo2026-12-16-
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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