Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45124
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A Educação Geográfica para surdos sob a perspectiva da TIC QR Code no “Material Didático TEGB”
Alternate title (s): LaEeducación Geográfica para sordos desde la perspectiva del Código QR TIC en el “Material Didáctico TEGB”
Author: Silva, Eduardo Pereira da
First Advisor: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
First member of the Committee: Santos, Dulce Pereira dos
Second member of the Committee: Sabino, André Luiz
Summary: Entender as atuais condições da educação do Surdo perpassa conhecer parte de todo um percurso histórico, refletindo sobre marcos legais, bem como sobre políticas públicas que regem a educação brasileira e, em especial, a educação surda. Para compreender a importância de estudos voltados ao ensino do estudante Surdo, foi feito levantamento de pesquisas que investigaram os processos de ensino e aprendizagem desse estudante. Observou-se que é unânime entre as autoras e os autores pesquisados ser o bilinguismo a melhor forma de educar o Surdo, pois essa perspectiva reconhece a identidade e a cultura surda, contrapondo-se a narrativas clínico-terapêuticas. Tratando do ensino de Geografia para pessoas Surdas, buscou-se, na pesquisa, o reconhecimento cultural e político do indivíduo Surdo, sendo a ciência geográfica uma importante ferramenta de análise dos contextos nos quais este se insere. Partindo do princípio de que o estímulo visual é um dos fatores principais no processo de ensino e aprendizagem do surdo, os esforços tiveram por objetivo elaborar um material didático que tivesse como proposta a educação bilingue. A constituição e apropriação desse conhecimento estiveram baseadas em três principais fundamentos: Libras como L1, português escrito como L2 e o imagético. Esses três elementos, juntos, foram denominados na pesquisa como “Tripé da Educação Geográfica Bilingue” (TEGB). Nesse cenário, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, sendo apropriada essa metodologia nas reflexões acerca do referencial teórico e do material didático encontrado. Conclui-se, ao fim dos estudos, que o “Material Didático TEGB” pode contribuir de forma significativa para que estudantes Surdos compreendam conceitos geográficos abordados, pois cores e formas, imagens e movimentos escritos em L2 são traduzidos para Libras, viabilizando a adequação do material à identidade desses estudantes. Com o material, foram produzidas novas perspectivas e incentivada a ampliação de conhecimentos e saberes.
Abstract: In order to understand the current conditions of Deaf education, it is necessary to explore part of its historical background and reflect on the legal frameworks and public politics that govern Brazilian education, particularly Deaf education. To comprehend the importance of studies focused on the education of Deaf students, research was sought that investigated the processes of teaching and learning for these students. It was observed that there is a consensus among the researched authors that bilingualism is the best approach to educate Deaf individuals, as it recognizes their identity and culture, countering clinical-therapeutic narratives. When it comes to the teaching of Geography to Deaf individuals, cultural and political recognition of the Deaf person was sought, considering that geographic science is an important tool for analyzing the contexts in which they are immersed. Starting from the premise that visual stimulation is one of the key factors in the teaching and learning process, a didactic material was sought that proposed bilingual education. The construction and acquisition of this knowledge were based on three main foundations: Brazilian Sign Language (Libras) as L1, written Portuguese as L2, and the visual component. These three elements together were denominated as the "Bilingual Geographic Education Tripod" - BGEP. Therefore, a Bibliographic Research was adopted as the methodology for the development of this dissertation, employing this method for reflections on the theoretical framework and the didactic material found. It was concluded that the "BGEP Didactic Material" can significantly contribute to Deaf students' understanding of geographic concepts. It brought colors and shapes through images and conveyed movements through videos translated into Libras for each concept written in L2. Thus, it created perspectives and encouraged the expansion of this knowledge.
Keywords: Material Didático Bilingue
Libras
Inclusão
Imagético
Bilingual Didactic Material
Libras
Inclusion
Visual Component
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Subject: Geografia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: SILVA, Eduardo Pereira da. A Educação Geográfica para surdos sob a perspectiva da TIC QR Code no “Material Didático TEGB”. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5207.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5207
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45124
Date of defense: 17-Apr-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoGeográficaSurdos.pdfDissertação8.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.