Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45121
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0574-1688
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: EIC: Ensaios de investigações corporais -corpos sensíveis em partituras corpóreas-
Título (s) alternativo (s): EIC: Ensaios de investigações corporais-corpos sensíveis em partituras corpóreas-
Autor: Gontijo, Ana Carolina Tannús
Primer orientador: Carvalho, Dirce Helena Benevides de
Segundo orientador: Telles, Narciso Laranjeira
Primer miembro de la banca: Telles, Narciso Laranjeira
Segundo miembro de la banca: Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da
Resumen: A pesquisa centra em trazer as práticas desenvolvidas no EIC: Ensaios de Investigações Corporais, laboratório criado em 2023, durante o trabalho desenvolvido com os discentes da disciplina Ateliê de Criação I e II, ministrados pela professora Dirce Helena Benevides de Carvalho. A perspectiva da pesquisa ajusta-se aos autores das Artes Cênicas, destacando-se Eugenio Barba, Hanna Thomas, Klauss Vianna, Rudolf Von Laban, Joana Tavares, Patrícia Caetano e Maria Falkembach. No desenvolvimento do trabalho corporal, enfatizamos a criação de partituras corporais, a partir da compreensão de que cada corpo tem seu tempo para as transformações se tornarem possíveis nas esferas individuais e coletivas. Este estudo, é realizado com abordagem qualitativa do tipo etnográfico, motivando a criação e a avaliação do EIC junto aos estudantes, do Ateliê de criação cênica na UFU, aliado a experiência junto a Joana Tavares, na disciplina Movimento e Percepção da UNIRIO, e no grupo de pesquisa e extensão da professora Rosemeri Rocha da UNESPAR. Neste contexto, surge, em conjunto com o processo do EIC, um experimento autoetnográfico e treinamento experimental híbrido denominado Bicho Humano. Trata-se de uma pesquisa híbrida (online e presencial), movimento dançante, musical, falado e visual, que explora e investiga a composição corporal cênica. Nesse sentido, a pesquisa busca a sistematização metodológica desenvolvida nos três experimento acima citados, acrescidos dos desdobramentos do Bicho Humano.
Abstract: This research focuses on the practices developed in the EIC: Body Research Workshops, a laboratory created in 2023 during the work with students in the disciplines Ateliê de Criação I and II (Creation Workshop I and II), taught by Professor Dirce Helena Benevides de Carvalho. The perspective of the research aligns with authors in the Performing Arts, notably Eugenio Barba, Hanna Thomas, Klauss Vianna, Rudolf Von Laban, Joana Tavares, Patrícia Caetano, and Maria Falkembach. In the development of the body work, we emphasize the creation of body scores, based on the understanding that each body has its own time for transformations to become possible in both individual and collective spheres. This study adopts a qualitative, ethnographic approach, motivating the creation and evaluation of the EIC with students from the Creation Workshop at UFU, alongside the experience with Joana Tavares in the Movement and Perception course at UNIRIO, and with the research and extension group led by Professor Rosemeri Rocha at UNESPAR. In this context, alongside the EIC process, an autoethnographic experiment and hybrid experimental training called Bicho Humano emerged. It is a hybrid research (online and in-person), involving dance, music, spoken word, and visual movement, which explores and investigates scenic body composition. In this regard, the research aims to systematize the methodology developed in the three aforementioned experiments, further enriched by the developments of Bicho Humano.
Palabras clave: Corpo Investigativo
Partituras Corporais
Educação Somática.
Investigative Body
Body Scores
Somatic Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tema: Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: GONTIJO, Ana Carolina Tannús. EIC: Ensaios de investigações corporais -corpos sensíveis em partituras corpóreas- 2025. 100 f . Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Univerdidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.183
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.183
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45121
Fecha de defensa: 27-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsaiosInvestigaçõesCorporais.pdfDissertação4.59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.