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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45119
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Memória, história e documentário brasileiro: uma análise do filme Peões (2004), de Eduardo Coutinho |
Alternate title (s): | Memory, history and Brazilian documentary: an analysis of the film Peões (2004), by Eduardo Coutinho |
Author: | Bandeira, Bruno Taumaturgo |
First Advisor: | Campo, Mônica Brincalepe |
First member of the Committee: | Morettin, Eduardo Victório |
Second member of the Committee: | Piassi, Vinícius Alexandre Rocha |
Summary: | Resumo: Este texto se dedica à análise do documentário Peões (2004), de Eduardo Coutinho, uma obra que revisita as greves no ABC Paulista ocorridas entre os anos de 1979 e 1984. Produzido em 2002, o filme busca conectar-se com os ex-operários(as) que participaram desse movimento histórico. Coutinho utiliza entrevistas e testemunhos para explorar as memórias e reflexões dos trabalhadores, promovendo também um diálogo com documentários do período grevista, como Greve! (1979) de João Batista de Andrade, Linha de Montagem (1982) de Renato Tapajós e ABC da Greve (1979-1990) de Leon Hirszman. Este estudo problematiza como o diretor apropriou-se das greves do ABC Paulista, reconstruindo discursivamente as memórias do sindicalismo e de seus participantes à partir da elaboração do filme. O documentário segue uma estrutura similar às obras anteriores de Coutinho, como Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000) e Edifício Master (2002), centrando-se na entrevista e no testemunho. A novidade em Peões é o uso de cenas selecionadas de outros documentários do ciclo grevista – das décadas de 1970/80 –, o que levanta questões sobre a construção de novos sentidos para essas obras no contexto do filme de Coutinho. O trabalho contextualiza o uso desses recursos na obra do diretor e promove um diálogo com elementos presentes nos documentários produzidos durante as greves. Busca-se compreender partir da aproximação com as perspectivas de visualidade e de cultura visual, presentes na narrativa cinematográfica, observando como é a construção do “peão” para os filmes no ciclo grevista, como também na intimidade que se reconstitui nos anos 2000 em Peões. Ao final, este estudo propõe uma análise da construção do “peão” a partir de uma perspectiva subjetiva e nostálgica, duas décadas depois das greves, em meio às eleições presidenciais que ocorreram naquele período. |
Abstract: | This text is dedicated to the analysis of the documentary Peões (2004), by Eduardo Coutinho, a work that revisits the strikes in the ABC Paulista that occurred between 1979 and 1984. Produced in 2002, the film seeks to connect with the former workers who participated in this historic movement. Coutinho uses interviews and testimonies to explore the memories and reflections of the workers, also inserting scenes from other documentaries of the strike period, such as Greve! (1979) by João Batista de Andrade, Linha de Montagem (1982) by Renato Tapajós and ABC da Greve (1979-1990) by Leon Hirszman. This study problematizes how the director appropriated the strikes of ABC Paulista, discursively reconstructing the memories of trade unionism and its participants. The documentary follows a similar structure to Coutinho's previous works, such as Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000) and Edifício Master (2002), focusing on the interview and testimony to elaborate the narratives. The novelty in Peões is the use of selected scenes from other documentaries of the strike cycle – from the 1970s and 80s – which raises questions about the construction of new meanings for these works in the context of Coutinho's film. The work contextualizes the use of these resources in Coutinho's work and promotes a dialogue with elements present in the documentaries produced during the strikes. It seeks to understand from the dialogue with the perspectives of visuality and visual culture, present in the cinematographic narrative, observing how the construction of the "pawn" for the films is carried out, in the strike cycle, as well as in the intimacy that is reconstituted in the 2000s in Peões. In the end, this study proposes an analysis of the construction of the “peão” from a subjective and nostalgic perspective, two decades after the strikes, in relation to the presidential elections that took place in that period. |
Keywords: | História do Brasil History of Brazil História e documentário History and documentary visualidades visualities Peões Strikes in the ABC Paulista Greves no ABC Paulista visual culture cultura visual Eduardo Coutinho |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Subject: | História |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Administração |
Quote: | BANDEIRA, Bruno Taumaturgo. Memória, história e documentário brasileiro: uma análise do filme Peões (2004), de Eduardo Coutinho. 2024. 160f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.61 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.61 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45119 |
Date of defense: | 26-Feb-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
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