Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBandeira, Bruno Taumaturgo-
dc.date.accessioned2025-04-02T16:23:44Z-
dc.date.available2025-04-02T16:23:44Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Bruno Taumaturgo. Memória, história e documentário brasileiro: uma análise do filme Peões (2004), de Eduardo Coutinho. 2024. 160f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.61pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45119-
dc.description.abstractThis text is dedicated to the analysis of the documentary Peões (2004), by Eduardo Coutinho, a work that revisits the strikes in the ABC Paulista that occurred between 1979 and 1984. Produced in 2002, the film seeks to connect with the former workers who participated in this historic movement. Coutinho uses interviews and testimonies to explore the memories and reflections of the workers, also inserting scenes from other documentaries of the strike period, such as Greve! (1979) by João Batista de Andrade, Linha de Montagem (1982) by Renato Tapajós and ABC da Greve (1979-1990) by Leon Hirszman. This study problematizes how the director appropriated the strikes of ABC Paulista, discursively reconstructing the memories of trade unionism and its participants. The documentary follows a similar structure to Coutinho's previous works, such as Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000) and Edifício Master (2002), focusing on the interview and testimony to elaborate the narratives. The novelty in Peões is the use of selected scenes from other documentaries of the strike cycle – from the 1970s and 80s – which raises questions about the construction of new meanings for these works in the context of Coutinho's film. The work contextualizes the use of these resources in Coutinho's work and promotes a dialogue with elements present in the documentaries produced during the strikes. It seeks to understand from the dialogue with the perspectives of visuality and visual culture, present in the cinematographic narrative, observing how the construction of the "pawn" for the films is carried out, in the strike cycle, as well as in the intimacy that is reconstituted in the 2000s in Peões. In the end, this study proposes an analysis of the construction of the “peão” from a subjective and nostalgic perspective, two decades after the strikes, in relation to the presidential elections that took place in that period.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectHistory of Brazilpt_BR
dc.subjectHistória e documentáriopt_BR
dc.subjectHistory and documentarypt_BR
dc.subjectvisualidadespt_BR
dc.subjectvisualitiespt_BR
dc.subjectPeõespt_BR
dc.subjectStrikes in the ABC Paulistapt_BR
dc.subjectGreves no ABC Paulistapt_BR
dc.subjectvisual culturept_BR
dc.subjectcultura visualpt_BR
dc.subjectEduardo Coutinhopt_BR
dc.titleMemória, história e documentário brasileiro: uma análise do filme Peões (2004), de Eduardo Coutinhopt_BR
dc.title.alternativeMemory, history and Brazilian documentary: an analysis of the film Peões (2004), by Eduardo Coutinhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee1Morettin, Eduardo Victório-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673512503585529pt_BR
dc.contributor.referee2Piassi, Vinícius Alexandre Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533930868476468pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3959917533904980pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoResumo: Este texto se dedica à análise do documentário Peões (2004), de Eduardo Coutinho, uma obra que revisita as greves no ABC Paulista ocorridas entre os anos de 1979 e 1984. Produzido em 2002, o filme busca conectar-se com os ex-operários(as) que participaram desse movimento histórico. Coutinho utiliza entrevistas e testemunhos para explorar as memórias e reflexões dos trabalhadores, promovendo também um diálogo com documentários do período grevista, como Greve! (1979) de João Batista de Andrade, Linha de Montagem (1982) de Renato Tapajós e ABC da Greve (1979-1990) de Leon Hirszman. Este estudo problematiza como o diretor apropriou-se das greves do ABC Paulista, reconstruindo discursivamente as memórias do sindicalismo e de seus participantes à partir da elaboração do filme. O documentário segue uma estrutura similar às obras anteriores de Coutinho, como Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000) e Edifício Master (2002), centrando-se na entrevista e no testemunho. A novidade em Peões é o uso de cenas selecionadas de outros documentários do ciclo grevista – das décadas de 1970/80 –, o que levanta questões sobre a construção de novos sentidos para essas obras no contexto do filme de Coutinho. O trabalho contextualiza o uso desses recursos na obra do diretor e promove um diálogo com elementos presentes nos documentários produzidos durante as greves. Busca-se compreender partir da aproximação com as perspectivas de visualidade e de cultura visual, presentes na narrativa cinematográfica, observando como é a construção do “peão” para os filmes no ciclo grevista, como também na intimidade que se reconstitui nos anos 2000 em Peões. Ao final, este estudo propõe uma análise da construção do “peão” a partir de uma perspectiva subjetiva e nostálgica, duas décadas depois das greves, em meio às eleições presidenciais que ocorreram naquele período.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration160pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.61pt_BR
dc.orcid.putcode181494770-
dc.crossref.doibatchid633e889f-6fd8-47a4-beb8-0d91e53a868f-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemóriaHistóriaDocumentário.pdfDissertação5.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.