Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45100
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1692-5986
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memórias da ditadura militar na televisão: uma análise dos telejornais das emissoras mineiras afiliadas a Rede Globo (2013-2018)
Autor: Borges, Mariana Costa
Primer orientador: Teixeira, Carla Drielly dos Santos
Primer miembro de la banca: Teles, Angela Aparecida
Segundo miembro de la banca: Abdala Jr, Roberto
Resumen: O presente trabalho teve como objetivo central analisar materiais telejornalísticos de cunho histórico sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985) produzidos e veiculados pelos telejornais mineiros afiliados à Rede Globo entre os anos de 2013 e 2018, disponíveis na plataforma de streaming Globoplay. A pesquisa buscou explorar quais memórias os telejornais mobilizaram e construíram, bem como identificar as estratégias e técnicas utilizadas na produção de notícias e reportagens sobre a ditadura militar brasileira. O recorte temporal escolhido justificou-se por abranger o período em que o Grupo Globo reconheceu seu apoio ao regime, em 2013, além de incorporar reportagens veiculadas em anos marcantes, como a efeméride de 50 anos do golpe em 2014. Dessa forma, a análise foi conduzida com base na periodização proposta por Marcos Napolitano (2015), que ofereceu uma perspectiva inédita para compreender o processo de construção e transformação da memória sobre a ditadura militar brasileira, destacando como elas foram elaboradas e ressignificadas em diferentes contextos históricos. Utilizando essa abordagem, o trabalho buscou analisar as disputas pela memória entre os setores liberais, da esquerda e da extrema-direita, investigando como essas narrativas foram incorporadas no telejornalismo.
Palabras clave: Memórias
Ditadura Militar
Telejornalismo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BORGES, Mariana Costa. Memórias da ditadura militar na televisão: uma análise dos telejornais das emissoras mineiras afiliadas a Rede Globo (2013-2018). 2024. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45100
Fecha de defensa: 18-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemóriasDitaduraMilitar.pdf3.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons