Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45062
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-5721-8462
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma proposta de trabalho com educação financeira no 7° ano do ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): A proposal for work with financial education in the 7th year of elementary school
Autor: Freitas, Luanna Martins de
Primer orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primer miembro de la banca: Amorim, Lóren Grace Kellen Maia
Segundo miembro de la banca: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Resumen: A modernização dos sistemas financeiros e o crescimento econômico têm feito com que as pessoas tenham mais acesso a créditos, aumentando os riscos nas tomadas de decisões. A falta de conhecimento somada ao aumento do crédito disponível torna-se a combinação perfeita para o consumo inconsciente e o gasto sem planejamento, gerando endividamento e redução da qualidade de vida. O presente estudo tem como objetivo compreender que impressões alunos de 7º ano expressam ao vivenciar uma prática pedagógica envolvendo Educação Financeira. O trabalho teve como campo investigativo uma escola púbica estadual da cidade de Monte Carmelo-MG. Os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2022. Neste sentido, foi elaborada uma proposta de ensino, inspirada nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, em forma de uma história em quadrinhos com o tema Copa do Mundo e buscamos apresentar possibilidades de promover a Educação Financeira, de modo que reflexões suscitadas proporcionem aos estudantes certo domínio de um conhecimento que desperte para a compreensão dos aspectos relacionados ao planejamento financeiro. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo para obter informações para análises das situações discutidas. A análise da proposta revelou que os elementos apresentados nas situações de ensino, como a concepção de poupar e juntar dinheiro, despesas essenciais, supérfluas e desperdícios, foram debatidos, articulados e utilizados nas respostas dos estudantes. Evidenciou-se a importância de os estudantes adquirirem conhecimentos em Educação Financeira e relacionarem à melhoria da qualidade de vida, ao desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico, bem como à capacidade de tomar decisões prudentes tanto para si mesmos quanto para suas famílias. Como consequência desta pesquisa, foi elaborado um e-book como Produto Educacional intitulado “Uma proposta de ensino sobre Educação Financeira”. Espera-se que esse trabalho possa incentivar outros professores a buscar formas de organização do ensino de maneira intencional e que promova a aprendizagem significativa dos estudantes e seu desenvolvimento.
Abstract: The modernization of financial systems and economic growth have meant that people have more access to credit, increasing the risks involved in making decisions. The lack of knowledge combined with the increase in available credit is the perfect combination for unconscious consumption and spending without planning, generating debt and reducing quality of life. This study aims to understand what impressions 7th grade students express when they experience a pedagogical practice involving Financial Education. The field of investigation was a state public school in the city of Monte Carmelo-MG. The subjects were 7th grade elementary school students, in the second semester of 2022. In this sense, a teaching proposal was drawn up, inspired by the principles of the Guiding Teaching Activity, in the form of a comic book with the theme of the World Cup and we sought to present possibilities for promoting Financial Education, so that the reflections raised provide students with a certain mastery of knowledge that awakens an understanding of the aspects related to financial planning. The research followed a qualitative approach, using field research to obtain information for analyzing the situations discussed. The analysis of the proposal revealed that the elements presented in the teaching situations, such as the concept of saving and putting money together, essential and superfluous expenses and waste, were debated, articulated and discussed.
Palabras clave: Educação Financeira
Financial Education
Planejamento Financeiro
Financial Planning
Ensino de Matemática
Teaching Mathematics
Matemática
Estudo e Ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: FREITAS, Luanna Martins de. Uma proposta de trabalho com educação financeira no 7° ano do Ensino Fundamental. 2025. 130fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI.org/10.14393/ufu.di.2025.5019.
Identificador del documento: DOI.org/10.14393/ufu.di.2025.5019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45062
Fecha de defensa: 29-may-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PropostaTrabalhoEducação.pdf8.79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons