Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45062
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-5721-8462
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma proposta de trabalho com educação financeira no 7° ano do ensino fundamental
Alternate title (s): A proposal for work with financial education in the 7th year of elementary school
Author: Freitas, Luanna Martins de
First Advisor: Marco, Fabiana Fiorezi de
First member of the Committee: Amorim, Lóren Grace Kellen Maia
Second member of the Committee: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Summary: A modernização dos sistemas financeiros e o crescimento econômico têm feito com que as pessoas tenham mais acesso a créditos, aumentando os riscos nas tomadas de decisões. A falta de conhecimento somada ao aumento do crédito disponível torna-se a combinação perfeita para o consumo inconsciente e o gasto sem planejamento, gerando endividamento e redução da qualidade de vida. O presente estudo tem como objetivo compreender que impressões alunos de 7º ano expressam ao vivenciar uma prática pedagógica envolvendo Educação Financeira. O trabalho teve como campo investigativo uma escola púbica estadual da cidade de Monte Carmelo-MG. Os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2022. Neste sentido, foi elaborada uma proposta de ensino, inspirada nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, em forma de uma história em quadrinhos com o tema Copa do Mundo e buscamos apresentar possibilidades de promover a Educação Financeira, de modo que reflexões suscitadas proporcionem aos estudantes certo domínio de um conhecimento que desperte para a compreensão dos aspectos relacionados ao planejamento financeiro. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo para obter informações para análises das situações discutidas. A análise da proposta revelou que os elementos apresentados nas situações de ensino, como a concepção de poupar e juntar dinheiro, despesas essenciais, supérfluas e desperdícios, foram debatidos, articulados e utilizados nas respostas dos estudantes. Evidenciou-se a importância de os estudantes adquirirem conhecimentos em Educação Financeira e relacionarem à melhoria da qualidade de vida, ao desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico, bem como à capacidade de tomar decisões prudentes tanto para si mesmos quanto para suas famílias. Como consequência desta pesquisa, foi elaborado um e-book como Produto Educacional intitulado “Uma proposta de ensino sobre Educação Financeira”. Espera-se que esse trabalho possa incentivar outros professores a buscar formas de organização do ensino de maneira intencional e que promova a aprendizagem significativa dos estudantes e seu desenvolvimento.
Abstract: The modernization of financial systems and economic growth have meant that people have more access to credit, increasing the risks involved in making decisions. The lack of knowledge combined with the increase in available credit is the perfect combination for unconscious consumption and spending without planning, generating debt and reducing quality of life. This study aims to understand what impressions 7th grade students express when they experience a pedagogical practice involving Financial Education. The field of investigation was a state public school in the city of Monte Carmelo-MG. The subjects were 7th grade elementary school students, in the second semester of 2022. In this sense, a teaching proposal was drawn up, inspired by the principles of the Guiding Teaching Activity, in the form of a comic book with the theme of the World Cup and we sought to present possibilities for promoting Financial Education, so that the reflections raised provide students with a certain mastery of knowledge that awakens an understanding of the aspects related to financial planning. The research followed a qualitative approach, using field research to obtain information for analyzing the situations discussed. The analysis of the proposal revealed that the elements presented in the teaching situations, such as the concept of saving and putting money together, essential and superfluous expenses and waste, were debated, articulated and discussed.
Keywords: Educação Financeira
Financial Education
Planejamento Financeiro
Financial Planning
Ensino de Matemática
Teaching Mathematics
Matemática
Estudo e Ensino
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: FREITAS, Luanna Martins de. Uma proposta de trabalho com educação financeira no 7° ano do Ensino Fundamental. 2025. 130fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI.org/10.14393/ufu.di.2025.5019.
Document identifier: DOI.org/10.14393/ufu.di.2025.5019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45062
Date of defense: 29-May-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaTrabalhoEducação.pdf8.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons