Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45057
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5473-1261
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O feminino Tom Zé em “Estudando o Pagode” (2005)
Alternate title (s): The feminine Tom Zé in “Estudando o Pagode” (2005)
Author: Falleiros, Bárbara Aparecida Costa
First Advisor: Costa, Rodrigo de Freitas
First member of the Committee: Capel, Heloísa Fernandes
Second member of the Committee: Avelar, Alexandre de Sá
Summary: Este trabalho tem por objetivo analisar o álbum Estudando o Pagode — Na Opereta SegregaMulher e Amor, do músico baiano Tom Zé. Lançado no ano de 2005, pela gravadora Trama, ficou conhecido por constituir a trilogia de estudo dos gêneros musicais presentes nas obras Estudando o Samba (1976) e Estudando a Bossa (2008). Nesta pesquisa, foi realizada uma análise histórica da obra, com o objetivo de compreender qual a importância desse álbum para a carreira de Tom Zé. Isso porque o músico utiliza tal obra para fazer uma denúncia contra as estruturas patriarcais das sociedades ocidentais que subjugam o feminino, subjugação que, para ele, reflete de forma negativa no modo ocidental de se relacionar amorosamente e sexualmente. Para tentar compreender essa obra foi feita uma análise da formação do músico baiano e seus modos de compor, do álbum Estudando o Pagode (forma e conteúdo) e de sua performance e recepção. Como resultado, encontramos um consenso da crítica especializada em música, cuja recepção está imbuída sob o título “tropicalista”, título construído também pelo próprio músico ao longo de sua carreira.
Abstract: The objective of this work is to analyze the album Estudando o Pagode — Na Opereta SegregaMulher e Amor, by the Bahian musician Tom Zé. Released in 2005 by Trama Records, it became known for constituting the trilogy of study of the musical styles present in the works Estudando o Samba (1976) and Estudando a Bossa (2008). In this research, a historical analysis of the work will be carried out, with the objective of understanding the importance of this album for Tom Zé's career. This is because the musician uses this work to denounce the patriarchal structures of Western societies that subjugate the feminine, which for him, negatively reflect on the Western way of relating romantically and sexually. In order to try to understand this work, an analysis was made of the formation of the Bahian musician and his ways of composing, of the album Estudando o Pagode (form and content) and of its performance and reception. As a result, we found a consensus of the specialized music critics, whose reception is imbued under the title "tropicalista", built by the musician himself throughout his career.
Keywords: circuito cultural baiano
Bahia cultural circuit
Estudando o Pagode (2005)
feminino
feminine
Tom Zé
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Subject: História
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em História
Quote: FALLEIROS, Bárbara Aparecida Costa. O feminino Tom Zé em "Estudando o Pagode" (2005). 2025. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.41.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.41
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45057
Date of defense: 6-Mar-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FemininoTomZé.pdfDissertação4.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.