Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45057Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Falleiros, Bárbara Aparecida Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-25T11:55:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-25T11:55:40Z | - |
| dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
| dc.identifier.citation | FALLEIROS, Bárbara Aparecida Costa. O feminino Tom Zé em "Estudando o Pagode" (2005). 2025. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.41. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45057 | - |
| dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the album Estudando o Pagode — Na Opereta SegregaMulher e Amor, by the Bahian musician Tom Zé. Released in 2005 by Trama Records, it became known for constituting the trilogy of study of the musical styles present in the works Estudando o Samba (1976) and Estudando a Bossa (2008). In this research, a historical analysis of the work will be carried out, with the objective of understanding the importance of this album for Tom Zé's career. This is because the musician uses this work to denounce the patriarchal structures of Western societies that subjugate the feminine, which for him, negatively reflect on the Western way of relating romantically and sexually. In order to try to understand this work, an analysis was made of the formation of the Bahian musician and his ways of composing, of the album Estudando o Pagode (form and content) and of its performance and reception. As a result, we found a consensus of the specialized music critics, whose reception is imbued under the title "tropicalista", built by the musician himself throughout his career. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | circuito cultural baiano | pt_BR |
| dc.subject | Bahia cultural circuit | pt_BR |
| dc.subject | Estudando o Pagode (2005) | pt_BR |
| dc.subject | feminino | pt_BR |
| dc.subject | feminine | pt_BR |
| dc.subject | Tom Zé | pt_BR |
| dc.title | O feminino Tom Zé em “Estudando o Pagode” (2005) | pt_BR |
| dc.title.alternative | The feminine Tom Zé in “Estudando o Pagode” (2005) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Rodrigo de Freitas | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6550623178520228 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Capel, Heloísa Fernandes | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0202627724737454 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Avelar, Alexandre de Sá | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2925117683866589 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9175719748417426 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar o álbum Estudando o Pagode — Na Opereta SegregaMulher e Amor, do músico baiano Tom Zé. Lançado no ano de 2005, pela gravadora Trama, ficou conhecido por constituir a trilogia de estudo dos gêneros musicais presentes nas obras Estudando o Samba (1976) e Estudando a Bossa (2008). Nesta pesquisa, foi realizada uma análise histórica da obra, com o objetivo de compreender qual a importância desse álbum para a carreira de Tom Zé. Isso porque o músico utiliza tal obra para fazer uma denúncia contra as estruturas patriarcais das sociedades ocidentais que subjugam o feminino, subjugação que, para ele, reflete de forma negativa no modo ocidental de se relacionar amorosamente e sexualmente. Para tentar compreender essa obra foi feita uma análise da formação do músico baiano e seus modos de compor, do álbum Estudando o Pagode (forma e conteúdo) e de sua performance e recepção. Como resultado, encontramos um consenso da crítica especializada em música, cuja recepção está imbuída sob o título “tropicalista”, título construído também pelo próprio músico ao longo de sua carreira. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 163 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.41 | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 180906042 | - |
| dc.crossref.doibatchid | c72160f1-3e63-43bd-ac9b-6bcca55aae4c | - |
| dc.subject.autorizado | História | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. | pt_BR |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FemininoTomZé.pdf | Dissertação | 4.19 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
