Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45056
ORCID: | ![]() |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Formação Continuada de Professores em uma perspectiva dialógica: Letramentos, Metodologias Ativas para a ressignificação de práticas docentes |
Alternate title (s): | Continuing Teacher Education from a Dialogical Perspective: Literacies and Active Methodologies for the Resignification of Teaching Practices |
Author: | Souza, Juliana Afonso de Paula |
First Advisor: | Ribas, Fernanda Costa |
First member of the Committee: | Mendonça, Jéssica Teixeira de |
Second member of the Committee: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Third member of the Committee: | Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva |
Fourth member of the Committee: | Neto, Adolfo Tanzi |
Summary: | Esta tese aborda a formação continuada de professores como um processo dialógico e colaborativo, com o intuito de potencializar práticas docentes voltadas aos processos de letramento e à aplicação de metodologias ativas no ensino fundamental. Realizada no contexto de uma escola pública periférica, a pesquisa teve como objetivo geral propor, desenvolver e analisar os reflexos do projeto de extensão “Formação Continuada de Professores: um olhar atento para alfabetização, letramento e metodologias ativas” na formação continuada em serviço, promovido em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto foi desenvolvido por meio de encontros formativos, com foco nos estudos dos letramentos e metodologias ativas, direcionados ao desenvolvimento profissional de professores que atuam no ensino fundamental. A partir daí, pretendeu-se investigar os desdobramentos dessas ações formativas na ressignificação de práticas dos professores, no que diz respeito aos processos de leitura e escrita na escola. Os objetivos específicos incluíram: analisar a perspectiva pedagógica dos professores(as) do ensino fundamental acerca de sua formação e práticas de ensino, quanto aos processos de letramento, bem como quanto ao uso de metodologias ativas; planejar, desenvolver e avaliar ações formativas que pudessem ser performadas junto aos professores do ensino fundamental, no que tange aos letramentos e às metodologias ativas; investigar como as ações e reflexões propostas nos encontros formativos reverberaram no trabalho dos(as) professores(as) do ensino fundamental, apontando para possíveis ressignificações em suas práticas de ensino. A pesquisa foi embasada em autores como Paulo Freire (1987, 1991, 1996), com sua concepção de educação como prática libertadora; Mikhail Bakhtin (2011, 2014), que enfatiza o papel dialógico da linguagem e da interação social na educação; Antônio Nóvoa (1995, 2009, 2019); Libâneo (2012, 2017) e Francisco Imbernón (2010, 2011), com contribuições sobre a formação continuada e os desafios da profissão docente; estudos de letramentos como prática social de Angela Kleiman (2005, 2007, 2010), Magda Soares (2004, 2021, 2022), Roxane Rojo (2009, 2010, 2019), Brian Street (2014), bem como conhecimentos de Bacich (2015, 2018), Moran (2015) e Mill (2021) sobre as teorias que circundam as metodologias ativas na educação. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida seguindo as orientações de Burns (2015), que englobam passos e ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão, permitindo que a pesquisadora e os professores investiguem e transformem conjuntamente suas práticas pedagógicas. Os encontros formativos foram concebidos como espaços dialógicos, realizados dentro da escola, inspirados nas metodologias ativas e na prática reflexiva dialógica, em que os professores puderam discutir temas essenciais como a alfabetização e o letramento, a aplicação de metodologias ativas e a ressignificação das práticas docentes, bem como do seu papel. Os encontros também buscaram articular teoria e prática, promovendo uma construção coletiva do saber que reconhece as especificidades e demandas do contexto escolar. Os resultados da pesquisa destacam que a formação continuada em serviço, associada a práticas extensionistas, proporcionou um espaço de aprendizagem e reflexão crítica, possibilitando aos professores a oportunidade de ressignificar suas práticas de ensino. A pesquisa conclui que a formação continuada dialógica, situada e colaborativa no contexto escolar é uma estratégia que pode contribuir para a melhoria das práticas educativas, promovendo a construção de uma abordagem reflexiva e ativa. Este modelo de formação contribui para que os docentes desenvolvam com seus alunos práticas mais inclusivas e engajadas, voltadas aos letramentos e que favorecem metodologias ativas. |
Abstract: | This thesis addresses continuing teacher training as a dialogic and collaborative process, with the aim of enhancing teaching practices focused on literacy processes and the application of active methodologies in elementary education. Conducted in the context of a peripheral public school, the research had as its general objective to propose, develop and analyze the impacts of the extension project “Continuing Teacher Training: a close look at literacy, literacy and active methodologies” on continuing in-service education, promoted in partnership with the Federal University of Uberlândia (UFU). The project was developed through training meetings, focusing on the study of literacy and active methodologies, aimed at the professional development of teachers. The intention was to investigate the consequences of these training actions in the redefinition of teachers’ practices in elementary education, with regard to the reading and writing processes in school. The specific objectives included: analyzing the pedagogical perspective of elementary school teachers regarding their training and teaching practices, regarding literacy processes, as well as the use of active methodologies; planning, developing and evaluating training actions that could be performed with elementary school teachers, regarding literacy and active methodologies; investigating how the actions and reflections proposed in the training meetings reverberated in the work of elementary school teachers, pointing to possible resignifications in their teaching practices. The research was based on authors such as Paulo Freire (1987, 1991, 1996), with his conception of education as a liberating practice; Mikhail Bakhtin (2011, 2014), who emphasizes the dialogical role of language and social interaction in education; Antônio Nóvoa (1995, 2009, 2019); Libâneo (2012, 2013), and Francisco Imbernón (2010, 2011), with contributions on continuing education and the challenges of the teaching profession; literacy studies as social practice by Angela Kleiman (2005, 2007, 2010), Magda Soares (2004, 2021, 2022), Roxane Rojo (2009, 2010, 2019), Brian Street (2014); as well as knowledge from Bacich (2015, 2018), Moran (2015) and Mill (2021) on the theories surrounding active methodologies in education. This is an action research study following the guidelines of Burns (2015), which encompass steps and cycles of planning, action, observation and reflection, allowing the researcher and teachers to jointly investigate and transform their pedagogical practices. The continuing education sessions were designed as dialogic spaces held within the school, inspired by active methodologies and dialogic reflective practice, in which teachers could discuss essential topics such as literacy and literacy education, the application of active methodologies and the redefinition of their teaching practices, as well as their role as teachers. The sessions also sought to articulate theory and practice, promoting a collective construction of knowledge that recognizes the specificities and demands of the school context. The results of the research highlight that in-service continuing education, associated with extension practices, provided a space for learning and critical reflection, giving teachers the opportunity to redefine their teaching practices. The research concludes that dialogic, situated and collaborative continuing education in the school context is a strategy that can contribute to improving educational practices, promoting the construction of a reflective and active approach. This teacher education model helps teachers develop more inclusive and engaged practices with their students, focused on literacy and that favor active methodologies. |
Keywords: | Formação Continuada Continuing teacher education Letramentos Literacies Metodologias Ativas Active Methodologies Perspectiva Dialógica Dialogical Perspective |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Linguística |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | SOUZA, Juliana Afonso de Paula. Formação continuada de professores em uma perspectiva dialógica: Letramentos e metodologias ativas para a ressignificação de práticas docentes. 2025. 221 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.7. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.7 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45056 |
Date of defense: | 21-Feb-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoContinuadaProfessores.pdf | Tese | 14.87 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License