Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45039
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-1952-9603
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O roteiro como interface entre literatura e cinema: O texto escrito que vira imagem, ação e som
Alternate title (s): The script as an interface between literature and cinema: The written text that becomes image, action and sound
Author: Rocha, Christiane Maria Pereira
First Advisor: Biella, João Carlos
First member of the Committee: Soares, Leonardo Francisco
Second member of the Committee: Dias, Eliana
Summary: Esta pesquisa apresenta um estudo investigativo sobre a metodologia aplicada às práticas de leitura literária no Ensino Fundamental e releitura/interpretação com a possibilidade de transpor o livro escrito para uma produção audiovisual passando pela escrita de um roteiro de adaptação. Foi realizada com alunos do oitavo ano da Escola Estadual Marcolino de Barros, em Patos de Minas, MG. O objetivo principal deste estudo foi ampliar as possibilidades de avaliação/trabalho das leituras literárias da linguagem escrita para a audiovisual, tendo como prioridade o letramento literário. Para tanto, realizamos inicialmente uma investigação acerca dos interesses dos alunos pela leitura e como eles percebem a presença da literatura em outras manifestações artísticas, como o cinema. A princípio foi realizada pesquisa bibliográfica sobre leitura literária, o cinema, a relação literatura/cinema e os processos de adaptação, assim como a análise dos textos oficiais norteadores da prática docente no ensino básico, como a Base Nacional Comum Curricular, homologado em 2017 em substituição aos Parâmetros Curriculares nacionais e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Após essa etapa, foi desenvolvida a proposta de intervenção tendo como parâmetro a perspectiva do letramento literário e a prática metodológica do círculo de leitura, com foco na relação literatura-cinema para que desperte nos estudantes o interesse e o prazer pela leitura e compartilhar de suas impressões como fazem ao assistir a um filme. Dentre os métodos de coleta de dados, foram utilizados questionários e produção de texto/roteiro de adaptação com base em autores como Rildo Cosson e Syd Field. O aporte teórico que subsidiou as análises e a proposta de intervenção pautou-se, principalmente, nos estudos de Graça Paulino, Rildo Cosson e Teresa Colomer em leitura literária e letramento literário; no campo da teoria recepcionista contribuições de Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss; e na área de produção audiovisual, cinema e adaptação, e elaboração de roteiro contamos com os estudos de Robert Stam e Randal Johnson. Após as análises e proposta de intervenção, concluiu-se que a metodologia aplicada ao ensino de Literatura no ensino básico não tem sido efetiva em estimular o aluno a ler. Esta pesquisa pretende contribuir para reflexões que visem a análise e as práticas metodológicas da leitura literária, oferecendo subsídios a profissionais que queiram desenvolver essas atividades em sala de aula, buscando valorizar a Literatura como fator importante de humanização, além de uma fonte de prazer estético que possa suplantar a vida escolar e, ato de ler, mais presente e constante na vida dos estudantes.
Abstract: This research presents an investigative study on the methodology applied to literary reading practices for Elementary School II students and rereading / interpretation with the possibility of transposing the written book into an audiovisual production going through the writing of an adaptation script. It was accomplished with second-to last students from Escola Estadual Marcolino de Barros, in Patos de Minas, MG. The main objective of this study was to expand the possibilities of evaluation / work of literary readings from written to audiovisual language, with literary literacy as a priority. To this end, we initially carried out an investigation about the students' interests in reading and how they perceive the presence of literature in other artistic manifestations, such as cinema. At first, bibliographic research on literary reading, cinema, the relationship between literature and cinema and the adaptation processes were carried out, as well as the analysis of official texts guiding teaching practice in basic education, such as a Base Nacional Comum Curricular, homologated at the end of 2017 replacing Parâmetros Curriculares nacionais and Orientações Curriculares para o Ensino Médio. After this stage, the intervention proposal was developed with the perspective of literary literacy and the methodological practice of the reading circle as a parameter, with a focus on the literature-cinema relationship so that it arouses in students the interest and pleasure in reading and sharing their experiences. impressions as they do when watching a movie. Among the methods of data collection, questionnaires and preparation of text / adaptation script were used based on authors such as Rildo Cosson and Syd Field. The theoretical contribution that supported the analyzes and the intervention proposal was based, mainly, in the studies of Graça Paulino, Rildo Cosson e Teresa Colomer in literary reading and literary literacy; in the field of receptionist theory contributions by Wolfgang Iser and Hans Robert Jauss; and in the area of audiovisual production, cinema and adaptation, and script writing, we have the studies of Robert Stam and Randal Johnson. After the analysis and intervention proposal, it was concluded that the methodology applied to the teaching of Literature in basic education has not been effective in stimulating the student to read. This research intends to contribute to reflections aiming at the analysis and methodological practices of literary reading, offering subsidies to professionals who want to develop these activities in the classroom, seeking to value Literature as an important factor of humanization, in addition to a source of aesthetic pleasure that can supplant school life and, in the act of reading, more present and constant in students’lives.
Keywords: Leitura literária
Literary reading
Letramento literário
Literary literacy
Cinema
Cinema
Roteiro de cinema
Film script
Linguagem e línguas
Language and idioms
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguagem e línguas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: ROCHA, Christiane Maria Pereira. O roteiro como interface entre a literatura e o cinema: O texto escrito que vira imagem, ação e som. 2020. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5517.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5517
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45039
Date of defense: 14-Sep-2020
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RoteiroInterfaceCinema.pdfDissertação114.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons