Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45032
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3841-9179
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A fala: um fio da teia conceitual saussuriana
Alternate title (s): La parole: un fil du web conceptuel saussurien
Author: Giembinsky, Mariane Silva e Lima
First Advisor: Silveira, Eliane Mara
First member of the Committee: Marques, Allana Cristina
Second member of the Committee: Coelho, Micaela Pafume
Third member of the Committee: Henriques, Stefania Montes
Fourth member of the Committee: Flores, Valdir do Nascimento
Summary: O presente trabalho teve como objetivo central compreender o lugar que a fala ocupa nos estudos saussurianos, no que diz respeito tanto a seu aspecto conceitual quanto à acusação de sua exclusão. Para essa investigação, dividimos a tese em cinco momentos distintos. No primeiro momento, discutimos o tratamento dado à fala no quadro da Linguística histórico-comparatista, campo de formação do linguista suíço Ferdinand de Saussure, com o objetivo de demonstrar como ocorre esse deslocamento dos estudos contemporâneos à sua época no que concerne à fala, com foco na proposta neogramática desenvolvida nas últimas décadas do século XIX. No segundo momento, examinamos a pesquisa saussuriana sobre a fala no Curso de Linguística Geral, de autoria de Sau-ssure, publicada em 1916, três anos após a morte do genebrino, e organizada por seus colegas Charles Bally e Albert Sechehaye, que reuniram anotações do professor e dos alunos que assisti-ram às aulas no período entre 1907 e 1911 na Universidade de Genebra. Essa leitura se torna fun-damental, pois a acusação de que Saussure exclui a fala dos interesses dos estudos linguísticos, frequentemente, advém da publicação dessa obra que apresentou, ao campo da investigação lin-guística, ideias inovadoras nas formas de conceber e de investigar as línguas humanas. Partimos da conhecida distinção que o mestre faz entre a língua, a linguagem e a fala, referenciada no Capí-tulo III da Introdução - Objeto da Linguística – e passamos pela distinção que ele estabelece entre a Linguística da língua e a Linguística da fala – discussões que, usualmente, fundamentam a ex-clusão da fala. Em seguida, percorremos outras partes da edição, com o objetivo de analisarmos de que maneira a questão da fala está associada a outras que compõem a teoria linguística do gene-brino e como se forma a teia conceitual proposta por nós durante a organização deste trabalho. No terceiro momento, propomo-nos a observar o movimento de elaboração teórica de Saussure, nesse caso específico, em torno da fala no quadro dos Cursos de Linguística Geral, cujas anotações dos alunos estão entre as principais fontes utilizadas na edição que deu origem ao CLG. Nesta parte de nosso estudo, buscamos compreender de que forma a fala foi cronologicamente apresentada du-rante as aulas na Universidade de Genebra, permitindo-nos acompanhar um movimento que está muito mais próximo de uma construção da teoria da fala do que de uma exclusão da mesma. No quarto momento, verticalizamos a leitura do CLG a partir dos aparatos críticos como uma resposta às diversas críticas à edição. Para tanto, analisamos os inventários críticos do CLG, com foco na questão da fala, pois, partindo da compreensão de que a crítica à exclusão da fala por Saussure se faz, sobretudo, a partir do CLG, as edições críticas assumem grande importância na discussão da fortuna saussuriana. Por fim, no quinto e último momento deste trabalho, discutimos os efeitos de uma leitura reducionista da fala a partir do Curso de Linguística Geral, e propomos, a partir das análises feitas, outra perspectiva de abordagem da fala em Saussure, que a considera como um fio de uma teia conceitual. Por fim, valemo-nos dos diferentes materiais que analisamos para com-preender como a fala opera na Linguística saussuriana.
Abstract: The present study aimed to understand the place that parole occupies in saussurean studies, both in its conceptual aspect and regarding the accusation of its exclusion. To conduct this investigation, we divided the thesis into five distinct sections.In the first section, we discuss the treatment given to parole within the framework of historical-comparative linguistics, the field in which the Swiss linguist Ferdinand de Saussure was trained, with the goal of demonstrating how diverged from contemporary studies of his time concerning parole, focusing on the Neogrammarian proposal developed in the late 19th century. In the second section, we examine research on parole in the Course in General Linguistics, authored by Saussure and published in 1916, three years after his death, by his colleagues Charles Bally and Albert Sechehaye. They compiled teacher’s notes along with those from students who attended his lectures at the University of Geneva between 1907 and 1911. This reading is fundamental, as the accusation that Saussure excluded parole from linguistic studies often arises from this work, which introduced innovative ideas regarding the ways of con-ceiving and investigating human languages. We start from well-known distinction between lan-gue, language, and parole, referenced in Chapter III of the Introduction – The Object of Linguistics – and then move through his distinction between the Linguistics of langue and the Linguistics of parole, discussions that frequently support the claim that excluded parole. Next, we examine other sections of the book to analyze how the issue of parole is interconnected with other elements that make up Saussure’s linguistic theory and how the conceptual network we propose in this study takes shape. In the third section, we focus on Saussure’s theoretical elaboration regarding parole within the framework of the General Linguistics Courses he taught, whose students’ notes consti-tute one of the main sources for the Course in General Linguistics. In this part of our study, we seek to understand how parole was chronologically presented in his lectures at the University of Geneva, allowing us to trace a movement that aligns much more with the construction of a theory of parole than with its exclusion. In the fourth section, we conduct a deeper reading considering the critical apparatus that emerged in response to the various critiques of the book. To this end, we analyze critical inventories of the Course in General Linguistics, focusing on the issue of parole. Since the criticism of Saussure’s exclusion of parole is mainly based on this work, critical edi-tions play a significant role in the discussion of saussurean studies. Finally, in the fifth and last section of this study, we discuss the effects of a reductionist reading of parole based on the Course in General Linguistics and, drawing from our analyses, propose an alternative approach to parole in Saussurean thought—one that considers it as a thread within a conceptual network. Ultimately, we rely on the various materials we analyzed to understand how parole operates within saussurean linguistics.
Keywords: Fala
Exclusão
Curso de Linguística Geral
Teia conceitual
parole
Course in General Linguistics
exclusion
conceptual network
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Saussure, Ferdinand de, 1857-1913 - Crítica e interpretação
Estudos interculturais
Cultura e educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: GIEMBINSKY, Mariane Silva e Lima. A fala: um fio da teia conceitual saussuriana. 2025. 197 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5007
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5007
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45032
Date of defense: 21-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FalaFioTeia.pdfTese2.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.