Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45003
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-6042-0621
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pode a história imunizar os alunos? A pandemia de Covid-19 e o ensino de história através das reportagens da BBC News Brasil
Título(s) alternativo(s): Can history immunize students? The Covid-19 pandemic and the teaching of history through BBC News Brasil reports
Autor(es): Lacerda, Rayner da Silva
Primeiro orientador: Silveira, Daniela Magalhães da
Primeiro membro da banca: Peçanha, Natália Batista
Segundo membro da banca: Viana, Iamara da Silva
Resumo: Esta dissertação investiga o potencial das “reportagens de cunho histórico” produzidas pela BBC News Brasil como ferramenta didática para o ensino de história. Focando no contexto da pandemia de Covid-19, especialmente entre 2020 e 2022, a pesquisa analisa como estes materiais podem ser utilizados em sala de aula para desenvolver o pensamento histórico dos alunos ao confrontar esta crise sanitária com outros eventos do passado, como a Gripe Espanhola e a história da vacinação. Também tem como objetivo debater e problematizar o potencial do uso de materiais periódicos para (re) pensar o conhecimento histórico escolar, em um estreito diálogo com a historiografia. O referencial teórico-metodológico baseia-se no conceito de Pensamento Histórico, desenvolvido por Peter Seixas e perpassa características da Consciência História, elaborada por Rüsen e ressignificada por Schmidt. Como resultado serão apresentadas três sequências didáticas que possibilitam ao professor utilizar estas reportagens para estimular a reflexão histórica, permitindo que os alunos compreendam a história como um processo em constante construção e que dialoga com os eventos contemporâneos, além de aprimorar sua capacidade crítico-reflexiva de construir argumentos relacionando diferentes temporalidades.
Abstract: This dissertation investigates the potencial of the “historical reports” produced by BBC News Brasil as a teaching tool for teaching history. Focusing on the context of the Covid-19 pandemic, especially between 2020 and 2022, the research analyzes how these materials can be used in the classroom to develop student’s historical thinking by confronting this health crisis with other events in the past, such as the Spanish Flu and the history of caccination. It also aims to debate and question the potencial of using periodical materials to (re) think school historical knowledge, in close dialogue with historiography. The theoretical-methodological framework is based on the concept of Historical Thinking, developed by Peter Seixas, and permeates characteristics of Historical Consciousness, elaborated by Rüsen and reinterpred by Schmidt. As a final result, three didactic sequences will be presented that allow the teacher to use these reports to stimulate historical reflection, allowing students to understand history as a process in constant construction and that interacts with contemporany events, in addition to improving their critical-reflective ability to construct arguments relating different temporalities.
Palavras-chave: Ensino de História
History Teaching
Produção e difusão de narrativas históricas
Production and dissemination of historical narratives
Doenças e epidemias
Diseases and Epidemics
Pensamento histórico
Historical Thinking
Covid-19
Covid-19
Sequências didáticas
Didactic Sequences
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)
Referência: LACERDA, Rayner. Pode a história imunizar os alunos? A pandemia de Covid-19 e o ensino de história através das reportagens da BBC News Brasil. 2025. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.95
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.95
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45003
Data de defesa: 11-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PodeHistoriaImunizar.pdfDissertação8.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons