Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45003
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lacerda, Rayner da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T14:38:11Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T14:38:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Rayner. Pode a história imunizar os alunos? A pandemia de Covid-19 e o ensino de história através das reportagens da BBC News Brasil. 2025. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.95 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45003 | - |
dc.description.abstract | This dissertation investigates the potencial of the “historical reports” produced by BBC News Brasil as a teaching tool for teaching history. Focusing on the context of the Covid-19 pandemic, especially between 2020 and 2022, the research analyzes how these materials can be used in the classroom to develop student’s historical thinking by confronting this health crisis with other events in the past, such as the Spanish Flu and the history of caccination. It also aims to debate and question the potencial of using periodical materials to (re) think school historical knowledge, in close dialogue with historiography. The theoretical-methodological framework is based on the concept of Historical Thinking, developed by Peter Seixas, and permeates characteristics of Historical Consciousness, elaborated by Rüsen and reinterpred by Schmidt. As a final result, three didactic sequences will be presented that allow the teacher to use these reports to stimulate historical reflection, allowing students to understand history as a process in constant construction and that interacts with contemporany events, in addition to improving their critical-reflective ability to construct arguments relating different temporalities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | pt_BR |
dc.subject | Production and dissemination of historical narratives | pt_BR |
dc.subject | Doenças e epidemias | pt_BR |
dc.subject | Diseases and Epidemics | pt_BR |
dc.subject | Pensamento histórico | pt_BR |
dc.subject | Historical Thinking | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequences | pt_BR |
dc.title | Pode a história imunizar os alunos? A pandemia de Covid-19 e o ensino de história através das reportagens da BBC News Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Can history immunize students? The Covid-19 pandemic and the teaching of history through BBC News Brasil reports | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Daniela Magalhães da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5178198614920144 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Peçanha, Natália Batista | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873086559634718 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Viana, Iamara da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8734218761246193 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6919034428476582 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga o potencial das “reportagens de cunho histórico” produzidas pela BBC News Brasil como ferramenta didática para o ensino de história. Focando no contexto da pandemia de Covid-19, especialmente entre 2020 e 2022, a pesquisa analisa como estes materiais podem ser utilizados em sala de aula para desenvolver o pensamento histórico dos alunos ao confrontar esta crise sanitária com outros eventos do passado, como a Gripe Espanhola e a história da vacinação. Também tem como objetivo debater e problematizar o potencial do uso de materiais periódicos para (re) pensar o conhecimento histórico escolar, em um estreito diálogo com a historiografia. O referencial teórico-metodológico baseia-se no conceito de Pensamento Histórico, desenvolvido por Peter Seixas e perpassa características da Consciência História, elaborada por Rüsen e ressignificada por Schmidt. Como resultado serão apresentadas três sequências didáticas que possibilitam ao professor utilizar estas reportagens para estimular a reflexão histórica, permitindo que os alunos compreendam a história como um processo em constante construção e que dialoga com os eventos contemporâneos, além de aprimorar sua capacidade crítico-reflexiva de construir argumentos relacionando diferentes temporalidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 185 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.95 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 180036266 | - |
dc.crossref.doibatchid | d9f0ce7f-a87b-4cb9-8b0e-c4d681b66e83 | - |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PodeHistoriaImunizar.pdf | Dissertação | 8.09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons