Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Rayner da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-13T14:38:11Z-
dc.date.available2025-03-13T14:38:11Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.citationLACERDA, Rayner. Pode a história imunizar os alunos? A pandemia de Covid-19 e o ensino de história através das reportagens da BBC News Brasil. 2025. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.95pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45003-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the potencial of the “historical reports” produced by BBC News Brasil as a teaching tool for teaching history. Focusing on the context of the Covid-19 pandemic, especially between 2020 and 2022, the research analyzes how these materials can be used in the classroom to develop student’s historical thinking by confronting this health crisis with other events in the past, such as the Spanish Flu and the history of caccination. It also aims to debate and question the potencial of using periodical materials to (re) think school historical knowledge, in close dialogue with historiography. The theoretical-methodological framework is based on the concept of Historical Thinking, developed by Peter Seixas, and permeates characteristics of Historical Consciousness, elaborated by Rüsen and reinterpred by Schmidt. As a final result, three didactic sequences will be presented that allow the teacher to use these reports to stimulate historical reflection, allowing students to understand history as a process in constant construction and that interacts with contemporany events, in addition to improving their critical-reflective ability to construct arguments relating different temporalities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
dc.subjectProduction and dissemination of historical narrativespt_BR
dc.subjectDoenças e epidemiaspt_BR
dc.subjectDiseases and Epidemicspt_BR
dc.subjectPensamento históricopt_BR
dc.subjectHistorical Thinkingpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectDidactic Sequencespt_BR
dc.titlePode a história imunizar os alunos? A pandemia de Covid-19 e o ensino de história através das reportagens da BBC News Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCan history immunize students? The Covid-19 pandemic and the teaching of history through BBC News Brasil reportspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Daniela Magalhães da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178198614920144pt_BR
dc.contributor.referee1Peçanha, Natália Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873086559634718pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, Iamara da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8734218761246193pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6919034428476582pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o potencial das “reportagens de cunho histórico” produzidas pela BBC News Brasil como ferramenta didática para o ensino de história. Focando no contexto da pandemia de Covid-19, especialmente entre 2020 e 2022, a pesquisa analisa como estes materiais podem ser utilizados em sala de aula para desenvolver o pensamento histórico dos alunos ao confrontar esta crise sanitária com outros eventos do passado, como a Gripe Espanhola e a história da vacinação. Também tem como objetivo debater e problematizar o potencial do uso de materiais periódicos para (re) pensar o conhecimento histórico escolar, em um estreito diálogo com a historiografia. O referencial teórico-metodológico baseia-se no conceito de Pensamento Histórico, desenvolvido por Peter Seixas e perpassa características da Consciência História, elaborada por Rüsen e ressignificada por Schmidt. Como resultado serão apresentadas três sequências didáticas que possibilitam ao professor utilizar estas reportagens para estimular a reflexão histórica, permitindo que os alunos compreendam a história como um processo em constante construção e que dialoga com os eventos contemporâneos, além de aprimorar sua capacidade crítico-reflexiva de construir argumentos relacionando diferentes temporalidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
dc.sizeorduration185pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.95pt_BR
dc.orcid.putcode180036266-
dc.crossref.doibatchidd9f0ce7f-a87b-4cb9-8b0e-c4d681b66e83-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PodeHistoriaImunizar.pdfDissertação8.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons