Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44999
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A mulher e a educação no pensamento de Jean Jacques Rousseau: implicações para a atualidade.
Author: Moura, Charlene Cristiane Medeiros
First Advisor: Nunes, Klivia de Cassia Silva
First member of the Committee: Quillici Neto, Armindo Quillici Neto
Second member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Summary: O presente trabalho vem abordar alguns pensamentos do filósofo Jean Jacques Rousseau sobre a educação para mulheres no século XVIII. É imprescindível compreender o lugar de ocupação dessa mulher na sociedade, sua formação acadêmica e suas devidas responsabilidades sociais. Em seu projeto de pesquisa sugestivo, porém utópico, Rousseau aponta que a primeira infância deveria ser de inteira responsabilidade das mulheres. Ao pesquisar alguns de seus discursos sobre a reorganização da sociedade civil, sugerindo o sistema democrático de direitos, pode-se notar que tais direitos eram direcionados apenas para os homens. Rousseau conhecido como filósofo Contratualista afirma categoricamente que a mulher deve receber apenas uma educação fragmentada, a ela não se deve oferecer mais do que os conhecimentos básicos de português, matemática e os cuidados com a casa e a família. Como educar as crianças com maestria sendo que não haveria de receber uma educação completa, que proporcionasse um conhecimento a ponto de se obter liberdade, criticidade e compreensão de mundo. Diante disso, debater a questão problematizadora: qual o pensamento de Rousseau com relação à formação educacional da mulher no século XVIII e como esse pensamento reverbera nos dias atuais? Na projeção de se obter respostas e compreender um pouco da raiz pedagógica ser feminina. O trabalho está estruturado em três partes: a primeira, intitulada Jean Jacques Rousseau: vida e obra; a segunda, aborda o pensamento dele sobre a organização social e a educação. A terceira trata do pensamento educacional de Rousseau. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, obras como “Emílio e a Educação”, “O Contrato Social”, “O discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, escritos por Jean Jacques Rousseau. Para complementar a obra autores como Soares (1998), Montessori (1965), Pateman (1993), Silva (1999), entre outros autores foram importantes para aliar esta discussão. Admitir que Rousseau no século XVIII foi precursor da educação infantil é fato. No entanto, seu processo educacional, político e de participação civil é voltado apenas para homens e negado às mulheres que dão à luz a vida, que proporciona a primeira educação, que cuida da família. Para finalizar com dois exemplos de mulheres que quebram os paradigmas de uma sociedade patriarcal e machista, sendo pesquisadoras, cientistas, doutoras da educação e mulheres.
Abstract: This paper addresses some of the philosopher Jean Jacques Rousseau's thoughts on women's education in the 18th century. It is essential to understand the place occupied by these women in society, their academic background and their respective social responsibilities. In his suggestive but utopian research project, Rousseau points out that early childhood should be the sole responsibility of women. When researching some of his speeches on the reorganization of civil society, suggesting the democratic system of rights, one can notice that such rights were directed only to men. Rousseau, known as the Contractualist philosopher, categorically states that women should receive only a fragmented education, they should not be offered more than basic knowledge of Portuguese, mathematics and care for the home and family. How can children be educated with mastery if they would not receive a complete education, which would provide knowledge to the point of obtaining freedom, critical thinking and understanding of the world? In view of this, we will discuss the following problematic question: what were Rousseau's thoughts regarding women's educational training in the 18th century and how do these thoughts reverberate today? With the aim of obtaining answers and understanding a little about the pedagogical roots of being feminine. The work is structured in three parts: the first, entitled Jean Jacques Rousseau: life and work; the second, addresses his thoughts on social organization and education. The third deals with Rousseau's educational thought. The work was developed through bibliographical research, works such as “Emile and Education”, “The Social Contract”, “Discourse on the Origin and Foundations of Inequality Among Men”, written by Jean Jacques Rousseau. To complement the work, authors such as Soares (1998), Montessori (1965), Pateman (1993), Silva (1999), among others, were important to bring this discussion together. Admitting that Rousseau was a precursor of early childhood education in the 18th century is a fact. However, its educational, political and civil participation process is aimed only at men and denied to women who give birth to life, who provide the first education, who take care of the family. To conclude with two examples of women who break the paradigms of a patriarchal and sexist society, being researchers, scientists, doctors of education and women.
Keywords: Jean Jacques Rousseau
Jean Jacques Rousseau
Educação
Education
Mulher
Woman
Criança
Child
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MOURA, Charlene Cristiane Medeiros. A mulher e a educação no pensamento de Jean Jacques Rousseau: Implicações para a atualidade. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44999
Date of defense: 22-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MulherEducaçãoPensamento.pdfTCC870.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.