Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44980
Document type: Memorial
Access type: Acesso Aberto
Title: "Ao som do movimento e das mudanças"
Alternate title (s): "To the sound of movement and change"
Author: Lopes, Celia Regina
First member of the Committee: Fernandes, Luciane Fernanda
Second member of the Committee: Oliveira, Nuno Miguel
Third member of the Committee: Velloso, Marcelo
Summary: Este memorial, intitulado “Ao som do movimento e das mudanças”, segue os requisitos para promoção da classe de Professora Associada IV para a de Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, ao descrever minha formação e atuação acadêmicas. Nessa oportunidade , revisito minha tagetótia trazendo a história de vida e formação acadêmica, minhas atividades profissionais e docentes e a atuação na Universidade Federal de Uberlândia ( UFU). Minha contribuição na UFU abrange as atividades desenvolvidas e o envolvimento com o ensino superior, pesquisa, extensão e gestão. A leitura que faço da docência, ao relembrar os dezesseis anos como servidora pública, é que ela envolve o ensinar, o querer aprender, o gerenciamento dos diferentes tempos de cada estudante e o pesquisar. O questionamento incansável de decifrar as desigualdades, o replanejar constante e a proposição de ações transformadoras na sociedade, que ultrapassam os muros da universidade. Isso significa que o processo formativo de se tornar professora, pesquisadora, extensionista e gestora é indissociável do ato de educar, por constituir a essência da docência. Para existir, nesses termos, é preciso fazer a leitura da importância de ler o mundo pela palavra “como um ato político e um ato de conhecimento, por isso mesmo, como um ato criador” (Freire, 1982, p.13), “que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo” (idem, p. 9). As lentes que uso para dar inteligibilidade ao meu exercício profissional como Fisioterapeuta e como docente envolvem o rigor ético e acadêmico, a amorosidade com as pessoas e o esperançar por um mundo coletivo, igualitário, solidário e digno. A vida é uma jornada única e cada passo que damos é parte de um caminho que só a nós pertence. Às vezes, pode parecer que ninguém ao nosso redor compreende as escolhas que fazemos ou os sonhos que perseguimos., pois nosso caminho é pessoal e intransferível. É verdade que nem todos vão entender suas lutas ou aplaudir suas conquistas. Pode haver momentos de solidão, dúvida e incompreensão. Mas cada desafio enfrentado é uma lição aprendida, e cada vitória, por menor que seja, é um triunfo com coragem e autenticidade. E no final, é essa coragem de ser verdadeiramente nós mesmos, que vai iluminar não só o meu caminho, mas também inspirar outros a encontrarem o deles. Ao final deste texto, pretendo deixar claro, o ímpeto de continuar trilhando uma prática social e humana. Reafirmo o envolvimento, a dedicação e a produção de conhecimentos, que foram realizados e que estão por vir, sempre projetados no rigor de uma formação pública, gratuita, crítica, progressista, laica e afetuosa. Espero, com euforia “ao som dos movimentos e das mudanças”, que movem à docência em Fisioterapia, trabalhar para uma vida cheia de sentido.  
Abstract: This memorial, entitled “To the sound of movement and changes”, follows the requirements for promotion from the class of Associate Professor IV to that of Full Professor at the Federal University of Uberlândia, when describing my academic training and performance. On this opportunity, I revisit my trajectory bringing the story of my life and academic training, my professional and teaching activities, and my work at the Federal University of Uberlândia (UFU). My contribution at UFU covers the activities developed and involvement with higher education, research, extension, and management. The reading I make of teaching, when recalling my sixteen years as a public servant, is that it involves teaching, the desire to learn, managing the different tempos of each student, and researching. The tireless questioning of deciphering inequalities, the constant re-planning, and the proposition of transformative actions in society that go beyond the walls of the university. This means that the formative process of becoming a teacher, researcher, outreach worker, and manager is inseparable from the act of educating, as it constitutes the essence of teaching. To exist in these terms, one must understand the importance of reading the world through the word “as a political act and an act of knowledge, and therefore, as a creative act” (Freire, 1982, p. 13), “that does not exhaust itself in the pure decoding of the written word or written language but anticipates and extends in the intelligence of the world” (idem, p. 9). The lenses I use to give intelligibility to my professional exercise as a Physiotherapist and as a teacher involve ethical and academic rigor, affection for people, and hope for a collective, egalitarian, supportive, and dignified world. Life is a unique journey, and every step we take is part of a path that belongs only to us. Sometimes it may seem that no one around us understands the choices we make or the dreams we pursue since our path is personal and non-transferable. It is true that not everyone will understand your struggles or applaud your achievements. There may be moments of solitude, doubt, and misunderstanding. But every challenge faced is a lesson learned, and each victory, no matter how small, is a triumph of courage and authenticity. And in the end, it is this courage to be truly ourselves that will illuminate not only my path but also inspire others to find theirs. At the end of this text, I want to make it clear my impetus to continue following a social and human practice. I reaffirm my involvement, dedication, and the production of knowledge that has been achieved and that is yet to come, always aimed at the rigor of a public, free, critical, progressive, secular, and caring education. I hope, with enthusiasm “to the sound of movements and changes,” that drive the teaching in Physiotherapy, to work for a life full of meaning.
Keywords: Memorial descritivo
Fisioterapia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Subject: Fisioterapia
Professores universitários - Formação
Fisioterapia - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LOPES, Célia Regina. “Ao som do movimento e das mudanças”. 2025. 228 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - FAEFI) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5034
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5034
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44980
Date of defense: 26-Feb-2025
Appears in Collections:MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
som doMovimentoMudanças.pdfMemorial5.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.