Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44955
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-5880-0336
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cursos gerenciais da UFU e a inserção no mercado de trabalho
Título (s) alternativo (s): UFU Management courses and the insertion into the job market
Autor: Silva, Luka Alexander Fortunato
Primer orientador: Maemura, Marcia Mitie Durante
Primer miembro de la banca: Passos, Janduhy Camilo
Segundo miembro de la banca: Rodrigues, Henrique Geraldo
Resumen: O objetivo geral deste estudo é identificar como acontece o processo de inserção no mercado de trabalho de graduandos e graduados dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão da Informação da UFU. A abordagem metodológica adotada para esta pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, onde foi utilizado um roteiro de perguntas em formato de questionário para realizar entrevistas assíncronas no período de 14 a 28 de novembro de 2024. Um desafio central identificado foi a influência significativa da rede de contatos na inserção profissional, onde uma rede ampla facilitou oportunidades, enquanto uma rede limitada dificultou o acesso ao mercado. Os entrevistados reconheceram uma ampla variedade de cargos e segmentos na área gerencial, aproveitando essas oportunidades de forma consciente e alinhada aos seus objetivos. Apesar das dificuldades iniciais e choques de expectativa, demonstraram resiliência, atualizando-se e enfrentando obstáculos com determinação. A inclusão de empresas juniores de forma mais acessível e integrada ao estágio obrigatório poderia suprir a carência de experiência prática, além de fortalecer a construção de redes de contato essenciais para a inserção profissional.
Abstract: The general objective of this study is to identify how the process of insertion into the job market of undergraduates and graduates of the Administration, Accounting Sciences and Information Management courses at UFU takes place. The methodological approach adopted for this research is qualitative, exploratory and descriptive, where a questionnaire-style question script was used to conduct asynchronous interviews from November 14 to 28, 2024. A central challenge identified was the significant influence of the contact network on professional insertion, where a broad network facilitated opportunities, while a limited network hindered access to the market. Respondents recognized a wide variety of positions and segments in the management area, taking advantage of these opportunities consciously and aligned with their objectives. Despite the initial difficulties and expectations clashes, they demonstrated resilience, updating themselves and facing obstacles with determination. The inclusion of junior companies in a more accessible way and integrated into the mandatory internship could fill the lack of practical experience, in addition to strengthening the construction of contact networks essential for professional insertion.
Palabras clave: Ensino superior
Inserção profissional
Mercado de trabalho
Estudantes gerenciais
Higher education
Professional insertion
Job market
Management students
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Luka Alexander Fortunato. Cursos gerenciais da UFU e a inserção no mercado de trabalho. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44955
Fecha de defensa: 19-feb-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CursosGerenciaisUFU.pdfTCC657.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons