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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44933| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9942-203X |
| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O Ensino da Enfermagem e o Atendimento Integral à Saúde da População LGBTQIA+ |
| Título(s) alternativo(s): | Nursing Education and Comprehensive Health Care For The LGBTQIA+ Population |
| Autor(es): | Vieira, Jander Vinícius |
| Primeiro orientador: | Rasera, Emerson Fernando |
| Primeiro membro da banca: | Giuliani, Carla Denari |
| Segundo membro da banca: | Cortes, Helena Moraes |
| Resumo: | A Política Nacional de Atenção integral à Saúde da População LGBT ainda não conseguiu alcançar os resultados almejados. Entre seus desafios está a formação de recursos humanos em saúde alinhada às proposições da Política. Assim, é importante analisar a formação dos profissionais de saúde para o cuidado dessa população. Considerando a importância do profissional de Enfermagem na lógica do cuidado e da atenção à saúde, o objetivo desse estudo foi compreender a perspectiva dos estudantes de Enfermagem sobre a formação para as questões da diversidade sexual e de gênero. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo, sendo que a coleta de dados foi realizada através de grupos focais com 32 alunos de uma universidade pública de Minas Gerais, e a análise dos dados foi realizada através de análise temática. A análise apontou para a escassez no ensino da temática da diversidade sexual e de gênero, o despreparo no cuidado da população LGBTQIA+, a responsabilização do aluno na aprendizagem sobre a política de saúde específica, e a insuficiente atuação da universidade no combate ao preconceito/discriminação. |
| Abstract: | The National Policy for Comprehensive Health Care for the LGBT Population has not yet achieved the desired results. Among its challenges is the training of human resources in health aligned with the Policy's proposals. Therefore, it is important to analyze the training of health professionals to care for this population. Considering the importance of nursing professionals in the logic of health care and attention, the objective of this study was to understand the perspective of nursing students on training for issues of sexual and gender diversity. The methodology used was qualitative, with data collection being carried out through focus groups with 32 students from a public university in Minas Gerais, and data analysis was performed through thematic analysis. The analysis pointed to the lack of teaching on the topic of sexual and gender diversity, the lack of preparation in caring for the LGBTQIA+ population, the student's responsibility in learning about the specific health policy, and the university's insufficient action in combating prejudice/discrimination. |
| Palavras-chave: | LGBTQIA+ Professional Training Nursing Formação profissional Enfermagem |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Saúde da Família |
| Referência: | VIEIRA, Jander Vinícius. O Ensino de Enfermagem e o Atendimento Integral à Saúde da População LGBTQIA+.2024. 51 F. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5505 |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5505 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44933 |
| Data de defesa: | 19-Dez-2024 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Saúde da Família (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O Ensino da Enfermagem e o Atendimento Integral à Saúde da População LGBTQIA+ (1).pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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