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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0798-6832
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Qualidade de vida no trabalho de docentes e técnico administrativos das Universidades Federais de Ensino Superior: revisão integrativa
Alternate title (s): Quality of life at work for faculty and administrative technicians in Federal Higher Education Universities: an integrative review
Author: Carneiro, Maria Tereza Divalda
First Advisor: Ferreira, Maria Cristina de Moura
First member of the Committee: Giuliani, Carla Denari
Second member of the Committee: Oliveira, Elias José
Third member of the Committee: Paula Júnior, Newton Ferreira de
Summary: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) remete a fatores ligados à mobilização, ao compromisso social e à preocupação com o bem-estar do trabalhador na execução de sua atividade, objetivando uma efetividade profissional. No meio universitário brasileiro constatouse que, nos últimos anos, houve uma expressiva soma de investimentos na educação superior pública federal. Há certamente uma estreita relação entre a dinâmica da economia e o desenvolvimento da educação superior que, por conseguinte, relaciona-se com o aumento pelo interesse do tema da QVT acerca da satisfação no trabalho de seus servidores. Dessa maneira, observa-se a necessidade de estudos focados na mensuração da QVT dos servidores lotados nas Instituições de Ensino Superior (IES). Recentemente, a QVT vem ganhando cada vez mais importância e relevância, uma vez que as atividades desempenhadas, tanto pelos técnicosadministrativos quanto pelos docentes, contribuem e refletem na qualidade dos serviços prestados para a comunidade acadêmica e ao público externo. O objetivo da pesquisa é analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de Docentes e Técnicos Administrativos no Ensino Público Superior Federal, relacionada às publicações científicas no interstício de 2012 a 2022, a partir dos percursos teórico- metodológicos e das discussões estabelecidas, de acordo com o estudo qualitativo de Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Os resultados permitiram inferir que, de modo geral, a análise obtida da QVT dos servidores técnico-administrativos é mais satisfatória do que em relação aos servidores docentes. No entanto, ao examinar as amostras nos estudos, nota-se que não são suficientes para se realizar uma análise pormenorizada e aprofundada das Instituições de Ensino Superior estudadas, visto que os estudos foram aplicados em pequenos grupos ou setores específicos das instituições. Diante disso, conclui-se pela necessidade da continuidade e ampliação das pesquisas nas instituições pesquisadas, aplicando preferencialmente a abordagem metodológica quantitativa-qualitativa, de modo a obter maior validade e confiabilidade nos resultados. Além disso, sugere-se a adição de novos instrumentos de avaliação e de indicadores externos às análises das pesquisas de modo a impactar positivamente o resultado das investigações. Outrossim, recomenda-se que as Instituições de Ensino Superior invistam em Programas de QVT, para priorizar a boa organização do trabalho, evitando a sobrecarga laboral, para criar um ambiente de trabalho mais humanizado, aumentando a qualidade de vida dos servidores.
Abstract: The Quality of Work Life (QWL) refers to factors related to mobilization, social commitment, and concern for the well-being of workers in the performance of their duties, aiming to achieve professional effectiveness. In the Brazilian university context, it has been observed that, in recent years, there has been a significant increase in investments in federal public higher education. There is, undoubtedly, a close relationship between the dynamics of the economy and the development of higher education, which, consequently, correlates with the growing interest in QWL regarding the job satisfaction of employees. In this sense, there is a recognized need for studies focused on measuring the QWL of employees assigned to Higher Education Institutions (HEIs). In recent years, QWL has gained increasing importance and relevance, as the activities carried out by both technical-administrative staff and faculty members contribute to and influence the quality of services provided to the academic community and the external public. The objective of this research is to analyze the Quality of Work Life (QWL) of Faculty and Technical-Administrative Staff in Federal Public Higher Education, based on scientific publications from 2012 to 2022. This analysis is guided by theoretical-methodological approaches and the discussions established, according to a qualitative Integrative Literature Review (ILR). The results suggest that, overall, the perception of QWL among technicaladministrative staff is more satisfactory than that of faculty members. However, an examination of the sample used in the studies reveals that it is insufficient to conduct a comprehensive and in-depth analysis of the studied Higher Education Institutions, as the studies were applied to small groups or specific sectors within the institutions. Therefore, it is concluded that there is a need to continue and expand research in the studied institutions, preferably using a quantitativequalitative methodological approach, to obtain greater validity and reliability in the results. Furthermore, it is recommended to incorporate new evaluation instruments and external indicators in the research analysis to positively impact the investigation outcomes. Additionally, it is suggested that Higher Education Institutions invest in QWL Programs aimed at prioritizing effective work organization, preventing work overload, and fostering a more humanized work environment, thereby improving the quality of life of their employees.
Keywords: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Docentes
Técnico-Administrativos
Servidores Públicos
Instituição Federal de Ensino Superior
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Subject: Famílias - Saúde e higiene
Qualidade de vida no trabalho
Serviço público - Administração de pessoal
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Quote: CARNEIRO, Maria Tereza Divalda. Qualidade de vida no trabalho de docentes e técnico-administrativos das Universidades Federais de Ensino Superior: revisão integrativa. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5016
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5016
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44918
Date of defense: 18-Dec-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

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