Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44899
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Representações sociais e práticas pedagógicas: repercussão das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação matemática nos anos finais do ensino fundamental em rio verde/GO |
Alternate title (s): | Social Representations and Pedagogical Practices: The Impact of Digital Information and Communication Technologies on Mathematics Education in the Final Years of Elementary School in Rio Verde/GO Représentations sociales et pratiques pédagogiques : Répercussions des technologies numériques de l'information et de la communication sur l'enseignement des mathématiques dans les années finales de l'enseignement fondamental à Rio Verde/GO Rappresentazioni sociali e pratiche pedagogiche: Ripercussioni delle tecnologie digitali dell'informazione e della comunicazione sull'insegnamento della matematica negli anni finali della scuola primaria a Rio Verde/GO Социальные представления и педагогические практики: Влияние цифровых технологий информации и коммуникации на обучение математике в старших классах начальной школы в Рио-Верде/ГО |
Author: | Loiola, Jorge Lima |
First Advisor: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
First member of the Committee: | Gelamo, Emerson Luiz |
Second member of the Committee: | Chaves, Taniamara Vizzotto |
Third member of the Committee: | Bonotto, Danusa de Lara |
Fourth member of the Committee: | Silva, Fernanda Duarte Araujo |
Summary: | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são quase onipresentes na vida contemporânea, influenciando em diversos aspectos, especialmente na educação. No entanto, a integração dessas tecnologias nas práticas pedagógicas ainda enfrenta desafios significativos sob variados aspectos e causas. O problema de pesquisa que norteia este estudo é: quais são as representações sociais dos professores de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no município de Rio Verde/GO, e como essas representações repercutem em suas práticas pedagógicas? O objetivo geral é compreender as representações sociais dos professores de Matemática quanto ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e suas repercussões nas práticas pedagógicas destes profissionais. Os objetivos específicos incluem: identificar as representações sociais dos professores de Matemática em relação ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), através da técnica de associação livre de palavras (TALP); analisar a repercussão das representações das TDIC na prática pedagógica destes professores; e avaliar se essas práticas transcendem a simples reprodução acrítica de valores e concepções sociais. A pesquisa fundamenta-se no pressuposto de que a integração das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do município de Rio Verde/GO tem o potencial de transformar a educação matemática ao promover uma abordagem mais crítica, reflexiva e contextualizada. No entanto, essa transformação é profundamente influenciada por desafios estruturais e formativos, como a adequação da infraestrutura tecnológica e a necessidade de uma formação contínua e especializada dos professores. Para que os benefícios das TDIC sejam plenamente efetivados, é imprescindível um investimento estratégico e uma abordagem crítica que vá além da mera implementação tecnológica, englobando a revisão de políticas educacionais e a promoção de uma cultura escolar que valorize a inovação e a inclusão digital. A metodologia qualitativa, com delineamento de pesquisa participante, inclui a produção de dados por meio de questionários e grupos focais, com suporte da análise de conteúdo. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento do potencial transformador das TDIC, os professores enfrentam desafios estruturais e formativos bastante significativos. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento do potencial transformador das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), os professores ainda enfrentam desafios significativos, tanto estruturais quanto relacionados à formação. Esses desafios incluem a falta de acesso à internet, a precariedade da infraestrutura escolar, como instalações elétricas inadequadas e transporte precário, além das limitações na formação contínua dos docentes. |
Abstract: | Digital Information and Communication Technologies (DICT) are almost ubiquitous in contemporary life, influencing various aspects, especially in education. However, the integration of these technologies into pedagogical practices still faces significant challenges across various aspects and causes. The research problem that guides this study is: what are the social representations of Mathematics teachers in the final years of Elementary Education, in the municipality of Rio Verde/GO, and how do these representations affect their pedagogical practices? The general objective is to understand the social representations of Mathematics teachers regarding the use of Digital Information and Communication Technologies and their repercussions on these professionals' pedagogical practices. The specific objectives include: identifying the social representations of Mathematics teachers in relation to the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT), through the free word association technique (FWAT); analyzing the repercussions of DICT representations on these teachers' pedagogical practices; and evaluating whether these practices transcend the mere uncritical reproduction of social values and conceptions. The research is based on the assumption that the integration of DICT into the pedagogical practices of Mathematics teachers in the municipality of Rio Verde/GO has the potential to transform mathematics education by promoting a more critical, reflective, and contextualized approach. However, this transformation is deeply influenced by structural and formative challenges, such as the adequacy of technological infrastructure and the need for continuous and specialized teacher training. For the benefits of DICT to be fully realized, strategic investment and a critical approach are essential, going beyond mere technological implementation to encompass the revision of educational policies and the promotion of a school culture that values innovation and digital inclusion. The qualitative methodology, with a participatory research design, includes data production through questionnaires and focus groups, supported by content analysis. The results indicate that, despite recognizing the transformative potential of DICT, teachers still face significant structural and formative challenges. These challenges include lack of internet access, inadequate school infrastructure, such as poor electrical installations and insufficient transportation, as well as limitations in continuous teacher training. |
Keywords: | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Representações Sociais Educação Matemática Práticas pedagógicas Formação de professores |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | LOIOLA, Jorge Lima. Representações sociais e práticas pedagógicas: repercussão das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Rio Verde/GO. 2024. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.600. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.600 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44899 |
Date of defense: | 23-Aug-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RepresentaçõesSociaisePráticas (1).pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.