Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44880
ORCID: | ![]() |
Document type: | Memorial |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | As Quatro Estações |
Alternate title (s): | Memorial Descritivo Acadêmico |
Author: | Kagimura, Ricardo |
First member of the Committee: | Sobrinho, Marcos Fernandes |
Second member of the Committee: | Sousa, Maria do Carmo de |
Third member of the Committee: | Batista, Ronaldo Junio Campos |
Fourth member of the Committee: | Cunha, Marcony Silva |
Summary: | Tal como um trem que avança pelos trilhos da vida, minha jornada através das estações começa em Monte Carmelo, na região do Triângulo Mineiro. Nesta viagem, cada local guarda seus próprios segredos e transformações. Monte Carmelo surge como ponto de partida devido a um evento significativo ocorrido no norte do Paraná. Esses tempos simbolizam períodos de introspecção, onde perdas e esperanças se entrelaçam, deixando cicatrizes que contam histórias de amadurecimento e fortalecimento pessoal. O suporte de familiares e amigos foi fundamental nesse processo, ensinando-me a resiliência e a importância das conexões humanas em tempos de mudança. A viagem prossegue entre as paisagens e trilhos familiares do Triângulo Mineiro, onde o florescer dos cafezais marca a chegada da primavera em minha jornada universitária. Com o apoio de professores e colegas, cultivo as primeiras sementes de aprendizado com dedicação e cuidado. Com o tempo, essa primavera ganha esplendor ao chegar em Belo Horizonte, uma cidade repleta de novas ideias. No entanto, nem tudo são flores; os desafios acadêmicos e pessoais surgem como tempestades inesperadas, testando a resiliência das raízes recém-crescidas. Mas é nesse terreno fértil e complexo que a promessa de uma colheita futura se fortalece, enquanto o trem da vida continua a seguir por trilhos desconhecidos, levando-me ao próximo destino: Oak Ridge. Vivo meu primeiro outono no exterior e experimento uma explosão de cores naturais, junto com uma fase de transformações pessoais e profissionais. À medida que as árvores deixam cair suas folhas para iniciar um novo ciclo, essas experiências me permitiram abraçar novas oportunidades com renovada sabedoria. Isso preparou o terreno para o verão em Uberlândia, onde eu esperava celebrar as conquistas alcançadas após anos de esforço e dedicação, com a concretização de sonhos e objetivos. Nesse percurso, a orientação e o suporte de inúmeras pessoas se tornaram fundamentais para a consecução desses objetivos. Na universidade, minha trajetória como docente ganha novas dimensões. Cada estação que vivi até aqui preparou-me para os próximos capítulos de minha jornada enquanto docente. À medida que o trem segue por novos trilhos, convido você a descobrir como essas experiências não apenas fortaleceram minha capacidade de liderar iniciativas, mas também aprofundaram meu entendimento sobre a importância do aprendizado contínuo e da colaboração para promover inovação e excelência acadêmica. |
Keywords: | Reflexão Empatia e inclusão Aprendizado contínuo Educando e educador |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | KAGIMURA, Ricardo. As Quatro Estações. 2025. 61 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - INFIS) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5010 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44880 |
Date of defense: | 28-Jan-2025 |
Appears in Collections: | MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Física (INFIS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As Quatro Estações.pdf | Texto em pdf do memorial de Ricardo Kagimura | 428.87 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.