Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44880
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorKagimura, Ricardo-
dc.date.accessioned2025-02-19T14:18:43Z-
dc.date.available2025-02-19T14:18:43Z-
dc.date.issued2025-01-28-
dc.identifier.citationKAGIMURA, Ricardo. As Quatro Estações. 2025. 61 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - INFIS) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44880-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipINCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectEmpatia e inclusãopt_BR
dc.subjectAprendizado contínuopt_BR
dc.subjectEducando e educadorpt_BR
dc.titleAs Quatro Estaçõespt_BR
dc.title.alternativeMemorial Descritivo Acadêmicopt_BR
dc.typeMemorialpt_BR
dc.contributor.referee1Sobrinho, Marcos Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610561215500712pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Maria do Carmo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Ronaldo Junio Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4374918656241879pt_BR
dc.contributor.referee4Cunha, Marcony Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934285310596557pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.description.resumoTal como um trem que avança pelos trilhos da vida, minha jornada através das estações começa em Monte Carmelo, na região do Triângulo Mineiro. Nesta viagem, cada local guarda seus próprios segredos e transformações. Monte Carmelo surge como ponto de partida devido a um evento significativo ocorrido no norte do Paraná. Esses tempos simbolizam períodos de introspecção, onde perdas e esperanças se entrelaçam, deixando cicatrizes que contam histórias de amadurecimento e fortalecimento pessoal. O suporte de familiares e amigos foi fundamental nesse processo, ensinando-me a resiliência e a importância das conexões humanas em tempos de mudança. A viagem prossegue entre as paisagens e trilhos familiares do Triângulo Mineiro, onde o florescer dos cafezais marca a chegada da primavera em minha jornada universitária. Com o apoio de professores e colegas, cultivo as primeiras sementes de aprendizado com dedicação e cuidado. Com o tempo, essa primavera ganha esplendor ao chegar em Belo Horizonte, uma cidade repleta de novas ideias. No entanto, nem tudo são flores; os desafios acadêmicos e pessoais surgem como tempestades inesperadas, testando a resiliência das raízes recém-crescidas. Mas é nesse terreno fértil e complexo que a promessa de uma colheita futura se fortalece, enquanto o trem da vida continua a seguir por trilhos desconhecidos, levando-me ao próximo destino: Oak Ridge. Vivo meu primeiro outono no exterior e experimento uma explosão de cores naturais, junto com uma fase de transformações pessoais e profissionais. À medida que as árvores deixam cair suas folhas para iniciar um novo ciclo, essas experiências me permitiram abraçar novas oportunidades com renovada sabedoria. Isso preparou o terreno para o verão em Uberlândia, onde eu esperava celebrar as conquistas alcançadas após anos de esforço e dedicação, com a concretização de sonhos e objetivos. Nesse percurso, a orientação e o suporte de inúmeras pessoas se tornaram fundamentais para a consecução desses objetivos. Na universidade, minha trajetória como docente ganha novas dimensões. Cada estação que vivi até aqui preparou-me para os próximos capítulos de minha jornada enquanto docente. À medida que o trem segue por novos trilhos, convido você a descobrir como essas experiências não apenas fortaleceram minha capacidade de liderar iniciativas, mas também aprofundaram meu entendimento sobre a importância do aprendizado contínuo e da colaboração para promover inovação e excelência acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5010pt_BR
Aparece en las colecciones:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Física (INFIS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
As Quatro Estações.pdfTexto em pdf do memorial de Ricardo Kagimura428.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.