Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44880
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kagimura, Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T14:18:43Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T14:18:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
dc.identifier.citation | KAGIMURA, Ricardo. As Quatro Estações. 2025. 61 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - INFIS) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44880 | - |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Empatia e inclusão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado contínuo | pt_BR |
dc.subject | Educando e educador | pt_BR |
dc.title | As Quatro Estações | pt_BR |
dc.title.alternative | Memorial Descritivo Acadêmico | pt_BR |
dc.type | Memorial | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sobrinho, Marcos Fernandes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0610561215500712 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Maria do Carmo de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6637658562543505 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Batista, Ronaldo Junio Campos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4374918656241879 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Cunha, Marcony Silva | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8934285310596557 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4166460153649533 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tal como um trem que avança pelos trilhos da vida, minha jornada através das estações começa em Monte Carmelo, na região do Triângulo Mineiro. Nesta viagem, cada local guarda seus próprios segredos e transformações. Monte Carmelo surge como ponto de partida devido a um evento significativo ocorrido no norte do Paraná. Esses tempos simbolizam períodos de introspecção, onde perdas e esperanças se entrelaçam, deixando cicatrizes que contam histórias de amadurecimento e fortalecimento pessoal. O suporte de familiares e amigos foi fundamental nesse processo, ensinando-me a resiliência e a importância das conexões humanas em tempos de mudança. A viagem prossegue entre as paisagens e trilhos familiares do Triângulo Mineiro, onde o florescer dos cafezais marca a chegada da primavera em minha jornada universitária. Com o apoio de professores e colegas, cultivo as primeiras sementes de aprendizado com dedicação e cuidado. Com o tempo, essa primavera ganha esplendor ao chegar em Belo Horizonte, uma cidade repleta de novas ideias. No entanto, nem tudo são flores; os desafios acadêmicos e pessoais surgem como tempestades inesperadas, testando a resiliência das raízes recém-crescidas. Mas é nesse terreno fértil e complexo que a promessa de uma colheita futura se fortalece, enquanto o trem da vida continua a seguir por trilhos desconhecidos, levando-me ao próximo destino: Oak Ridge. Vivo meu primeiro outono no exterior e experimento uma explosão de cores naturais, junto com uma fase de transformações pessoais e profissionais. À medida que as árvores deixam cair suas folhas para iniciar um novo ciclo, essas experiências me permitiram abraçar novas oportunidades com renovada sabedoria. Isso preparou o terreno para o verão em Uberlândia, onde eu esperava celebrar as conquistas alcançadas após anos de esforço e dedicação, com a concretização de sonhos e objetivos. Nesse percurso, a orientação e o suporte de inúmeras pessoas se tornaram fundamentais para a consecução desses objetivos. Na universidade, minha trajetória como docente ganha novas dimensões. Cada estação que vivi até aqui preparou-me para os próximos capítulos de minha jornada enquanto docente. À medida que o trem segue por novos trilhos, convido você a descobrir como essas experiências não apenas fortaleceram minha capacidade de liderar iniciativas, mas também aprofundaram meu entendimento sobre a importância do aprendizado contínuo e da colaboração para promover inovação e excelência acadêmica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5010 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Física (INFIS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
As Quatro Estações.pdf | Texto em pdf do memorial de Ricardo Kagimura | 428.87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.