Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44842| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
| Fecha de embargo: | 2026-10-25 |
| Título: | A monitoria e a prática investigativa no ensino de Bioquímica: uma abordagem em Lipídeos |
| Título (s) alternativo (s): | Monitoring and investigative practice in biochemistry teaching: an approach to lipids |
| Autor: | Maldonado, Luana Cardoso |
| Primer orientador: | Calábria, Luciana Karen |
| Primer coorientador: | Rezende, Alexandre Azenha Alves de |
| Primer miembro de la banca: | Sales Amaral, Tiago |
| Segundo miembro de la banca: | Rodrigues Alves de Moraes, Viviane |
| Resumen: | O trabalho visou investigar as motivações dos/as estudantes na procura da monitoria e qual seria o interesse desse público em uma abordagem investigativa como método de ensino e aprendizagem em Bioquímica, testando esta estratégia em uma prática de Lipídeos em Bioquímica, seguindo etapas, como a sondagem do problema na monitoria, a aplicação da metodologia investigativa nas práticas de Lipídeos e a discussão das observações durante a execução das etapas e suas perspectivas para um processo de aprendizagem mais efetivo. Os resultados do trabalho demonstraram a importância da monitoria acadêmica para os/as estudantes que monitoram e os/as que são assistidos/as, além de evidenciar a prática investigativa como um método promissor para estudantes que não podem frequentar a monitoria, bem como complementar ou até adjunto do roteiro tradicional de aula prática, buscando validar a eficiência deste método na construção do conhecimento, desenvolvimento da autonomia e de habilidades de comunicação, investigação e pensamento crítico. |
| Abstract: | The aim of this work was to investigate the motivations of students when looking for tutoring and their interest in an investigative approach as a teaching-learning method in Biochemistry. This strategy was testing in a practice in Biochemistry, following stages such as probing the problem in the tutoring, applying the investigative methodology in Lipids practices and discussing the observations during the execution of the stages and their prospects for a better learning process. The results of the work demonstrated the importance of academic tutoring for the students who tutor and those who are tutored, as well as highlighting investigative practice as a promising method for students who cannot attend tutoring, as well as a complement or even an adjunct to the traditional practical class script, seeking to validate the efficiency of this method in building knowledge, developing autonomy and communication, investigation and critical thinking skills. |
| Palabras clave: | Ensino/Teaching Aprendizagem baseada em problemas/Problem-based learning Ensino Superior/Higher Education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::QUIMICA DE MACROMOLECULAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MALDONADO, L. A monitoria e a prática investigativa no ensino de Bioquímica: uma abordagem em Lipídeos. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44842 |
| Fecha de defensa: | 25-oct-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MonitoriaPraticaInvestigativa.pdf Hasta 2026-10-25 | 2.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons